Integração no Bairro chega ao Esplanada, bairro que nasceu às margens da ferrovia em Divinópolis


Evento será nesta sexta-feira (16), das 10h às 13h, na Praça dos Ferroviários, com transmissão ao vivo do MG1 e oferta de serviços à comunidade. ‘Integração no Bairro’ na Praça dos Ferroviários é nesta sexta, 16/05
Um apito no fim da tarde. Uma locomotiva estacionada no centro da praça. Um bairro inteiro que cresceu ao redor dos trilhos: o Esplanada. Na próxima sexta-feira (16), o projeto Integração no Bairro chega a esse pedaço histórico de Divinópolis com transmissão ao vivo do MG1 direto da Praça dos Ferroviários, com prestação de diversos serviços gratuitos à comunidade.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Essência de Divinópolis
Mais que ruas e casas, o Esplanada guarda a essência de Divinópolis. Nascido às margens da Estrada de Ferro Oeste de Minas, ele surgiu oficialmente em 1916 como Vila Operária. Um conjunto de moradias planejadas para acolher os trabalhadores da Rede Mineira de Viação (RMV). Na época, o município se transformava em referência ferroviária no Brasil, com oficinas modernas, um fluxo intenso de trens e trabalhadores vindos de todo o país.
“O trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento”, diz o poema de Adélia Prado, eternizado na voz de Milton Nascimento. Poema que poderia muito bem descrever o sentimento de muitos que vivem no bairro.
Praça dos Ferroviários em Divinópolis
Prefeitura Municipal de Divinópolis/Divulgação
A cidade que cresceu com os operários
O Esplanada tem alma de operário. A maioria das famílias que ali vivem têm raízes nos tempos da ferrovia. Era comum que os ferroviários tivessem casa, lazer, assistência médica e até times de futebol ligados à estrutura da RMV. Um dos maiores símbolos desse tempo é o Ferroviário Atlético Clube (FAC), que já revelou talentos como Dimas Silva e Toniquinho, e movimentava o campo e os corações da cidade.
Outro marco é a Praça dos Ferroviários, ou Gil de Souza Rocha, seu nome original, onde está exposta a Maria Fumaça nº 340, tombada como patrimônio cultural.
Ali, em frente aos antigos quartinhos da Rede, é possível imaginar a rotina de décadas atrás, com homens saindo para o trabalho nas oficinas, crianças brincando ao som da sirene e famílias inteiras dando os primeiros passos em uma localidade que mais tarde seria a essência da cidade.
Memórias como essas, fazem do Esplanada um bairro onde moradores suspiram nostalgia e comemoram a força da história que construíram às margens da ferrovia.
Serviços oferecidos
Corte de cabelo
Vacinação
CTA Itinerante (testagem rápida e orientações)
Cadastro Único Itinerante (atualização e inclusão no CadÚnico)
Procon na Comunidade (orientações e abertura de reclamações)
Medição de pressão arterial, peso e cálculo do IMC
Agência Móvel da Copasa, com atendimento e fornecimento de água potável
Integração no Bairro – Esplanada
📍 Endereço: Praça dos Ferroviários – Bairro Esplanada
🕙 Quando: sexta-feira (16), a partir das 10h
📺 Transmissão ao vivo no MG1 às 11h45
O Integração no Bairro
Integração no Bairro em Divinópolis
Reprodução/Tv Integração
A proposta do projeto Integração no Bairro é valorizar os espaços públicos e promover encontros entre os moradores, destacando a história, a cultura e as belezas de cada ponto escolhido.
Em todas as edições, a população poderá interagir com a equipe de jornalismo, sugerir pautas, relatar problemas e conhecer os profissionais da TV.
O projeto seguirá ao longo das próximas sextas-feiras, sempre com transmissões ao vivo do MG1 em locais diferentes de Divinópolis, 10 ao todo. A cada semana, a emissora anuncia com antecedência o ponto escolhido.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Bookmark the permalink.