‘As janelas começaram a explodir’: veja relatos de sobreviventes dos tornados nos EUA


Os tornados provocaram destruição no Centro-Oeste americano desde a tarde de ontem até a madrugada. E causaram mortes em três estados: Missouri (7), Virgínia (2) e Kentucky (14), que foi o mais atingido. ‘As janelas começaram a explodir’: veja relatos de sobreviventes dos tornados nos EUA
Jornal Nacional
Tornados e tempestades deixaram 27 mortos no meio oeste dos Estados Unidos.
O tamanho da tempestade com um possível tornado impressiona. Ele se aproximava da área urbana, de St. Louis, no Missouri.
Joan mostra como ficou a casa. Ela diz que estava trabalhando no quarto quando as sirenes tocaram. E que não deu tempo de ela e o marido saírem antes de o vento começar a destruir tudo.
O diretor de ciência e operações do serviço de meteorologia local diz que havia previsão de tempestades muito rápidas. E que foi emitido alerta de tornado.
Mas houve pouco tempo mesmo para as pessoas se prepararem. Ele afirmou que, com base no radar, um dos tornados tocou o solo cerca de sete ou oito minutos depois do alerta.
Mais de cinco mil construções foram danificadas na cidade e nos arredores. Equipes da prefeitura passaram o dia removendo árvores das ruas.
Os tornados provocaram destruição no Centro-Oeste americano desde a tarde de ontem até a madrugada. E causaram mortes em três estados: Missouri (7), Virgínia (2) e Kentucky (14), que foi o mais atingido.
Desde a noite, rodovias estão com trechos interditados. O trânsito ficou difícil e a rede de eletricidade também foi danificada em várias cidades. Em Morganfield, moradores tentavam avaliar os prejuízos.
Leo conta que o vento começou a ficar forte e a levantar tudo do chão. Ele disse para todos em casa entrarem no armário, se protegerem.
“Cheguei ao corredor e coloquei minhas mãos sobre todos. E as janelas começaram a explodir. Eu rezei o mais forte que pude.”
Lena estava muito grata porque, apesar de a casa ter sido destruída… Ela, grávida, a filha pequena, a mãe e o cachorro estavam todos seguros.
Pelo menos 26 tornados foram registrados em cinco estados americanos, além de chuva de granizo em outros quinze. A situação ainda é preocupante no fim de semana. Autoridades emitiram alertas de ventos fortes no Texas e em outros estados desde a região central até o Leste do país, incluindo o norte do estado de Nova York.
LEIA TAMBÉM
Trump diz ao Walmart para ‘engolir as tarifas’ em vez de aumentar preços
Explosão atinge clínica de fertilidade em Palm Springs, na Califórnia
Companhia chinesa é a primeira do mundo a lançar foguete movido a metano
Bookmark the permalink.