BRT em Florianópolis: prefeitura assina convênio de R$ 159 milhões para corredores de ônibus

Prefeitura vai assinar convênio para implantação dos primeiros trechos do BRT em Florianópolis. Na imagem, vários ônibus do sistema BRT

Prefeitura vai assinar convênio para implantação dos primeiros trechos do BRT em Florianópolis – Foto: Divulgação/ProjetoColabora/ND

A Prefeitura de Florianópolis vai assinar, na manhã de segunda-feira (19), às 10h, o convênio para a implantação dos primeiros trechos do BRT. O sistema contará com faixas exclusivas para ônibus e estações para o transporte coletivo.

O projeto será viabilizado pelo Programa de Aceleração de Crescimento, do governo federal, e terá repasse de R$ 159 milhões. O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades, que aprovou a proposta apresentada pela capital catarinense.

Convênio prevê os primeiros trechos do BRT em Florianópolis

Neste convênio, estão contemplados os trechos 1 e 2 do BRT em Florianópolis, além de faixa exclusiva na avenida Mauro Ramos, no Centro. Os dois trechos vão do Titri (Terminal de Integração da Trindade) até o Saco dos Limões, com cerca de 5,2 km.

Já na avenida Mauro Ramos, está previsto um trecho de 2,67 km. O local deve passar por adequações para que o transporte coletivo seja priorizado.

Prazo para execução das obras do BRT em Florianópolis é de três anos – Foto: Divulgação/UVAGP/ND

O projeto ainda inclui a readequação e implantação de 20 abrigos de ônibus e nove estações de embarque de passageiros. O prazo para execução das obras é de três anos.

Após a assinatura do convênio, o projeto ainda vai passar por revisão junto à empresa contratada. As próximas etapas serão a análise e aprovação da Caixa Econômica Federal e, por fim, o lançamento do processo licitatório. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, essas etapas devem levar de seis a oito meses.

O que é o BRT?

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte baseado em ônibus articulados que circulam em corredores exclusivos, com estações de embarque rápidas e alta capacidade de passageiros. É visto como um modelo mais flexível e econômico, podendo ser implementado mais rapidamente.

Bookmark the permalink.