Botucatu e Bauru são destacadas como cenários promissores para o cinema no Festival de Cannes


Ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista, e destaca Bauru (SP) e Botucatu (SP) como cidades com potencial para filmagens dentre municípios de todo o estado. Botucatu é destacada como cenário promissor para o cinema no Festival de Cannes
Divulgação
Botucatu (SP) e Bauru (SP) estão entre os dez municípios paulistas destacados como potenciais locações para produções audiovisuais, em uma ação de divulgação do Governo de São Paulo promovida durante o Festival de Cannes, na França.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista do Governo de SP a partir do São Paulo State Film Commission, que reúne um mapeamento de locações e infraestrutura a fim de garantir um ambiente ainda mais favorável para as produções.
O lançamento foi feito no dia 15 de maio, na 78ª edição do Festival de Cannes, um dos principais e mais prestigiados festivais de cinema. Tal destaque facilita o contato de produtores e auxilia na projeção do Brasil no cinema nacional e internacional, movimentando também a economia das cidades citadas.
“São Paulo é um polo criativo e estratégico para a indústria audiovisual, e nossa missão é fortalecer ainda mais nossa presença no cenário global, atraindo produções de todos os tamanhos e origens, ao mesmo tempo em que impulsionamos a economia e a cultura local”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.
Bauru é destacada como cenário promissor para o cinema no Festival de Cannes
Divulgação
No catálogo presente no São Paulo State Film Commission, é possível visualizar fotos e filtrar por diversas características, como paisagens, elementos naturais e arquitetônicos, identidades culturais, características geográficas e variedade de esportes radicais.
Bauru foi destacada por 22 locações disponíveis, focadas em locais históricos do município, como a Estação Ferroviária e o Cemitério da Saudade. Além disso, há também locações disponíveis em Agudos, com destaque para a arquitetura neoclássica do Seminário Santo Antônio, e das vinícolas de Lençóis Paulista.
Já Botucatu, que já foi cenário do filme “Estranha Cotoveladas” e referência na distribuição de filmes, possui 24 locações, com um centro histórico preservado e uma geografia privilegiada, formada por um complexo geológico com vales, montanhas, grutas, cachoeiras e mirantes.
Confira abaixo uma reportagem especial e mais detalhada sobre a relação entre cinema e cidade no município:
Completando 169 anos, Botucatu já foi conhecida como ‘Cidade do Cinema’
Há informações sobre contatos úteis, qual é a infraestrutura oferecida, hospedagem, alimentação, redes bancárias e suporte técnico e gerais disponíveis.
Com mais de 60% da produção audiovisual nacional concentrados em São Paulo, o estado se consolidou como um polo robusto da indústria, contando com profissionais altamente qualificados e infraestrutura de excelência.
O site destaca também os recursos disponíveis e onde estão empresas de locação de equipamentos, estúdios de gravação e finalização, laboratórios de som e imagem de ponta, e técnicos especializados em diversas áreas.
Além disso, o desenvolvimento da Film Commission estadual envolve apoio na criação de comissões municipais, que serão essenciais para fomentar a produção audiovisual em todo o estado, e o site será atualizado com novas cidades.
Botucatu é destacada como cenário promissor para o cinema no Festival de Cannes
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Bookmark the permalink.