Diplomatas se surpreendem com agronegócio do DF durante visita à AgroBrasília

Diplomatas se surpreendem com agronegócio do DF durante visita à AgroBrasíliaCaio Barbieri

 

O agronegócio do Distrito Federal atraiu os olhares do mundo nesta quinta-feira (22), durante a programação do Dia Internacional AgroBrasília. Em sua 16ª edição, a feira recebeu a visita de diplomatas de 20 países, que se surpreenderam com o avanço tecnológico, a sustentabilidade e a força produtiva da região.

A ação é promovida pela Secretaria de Relações Internacionais do GDF, sob o comando de Paco Britto, em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), responsável pela organização da feira.

Durante a visita, os embaixadores e adidos agrícolas percorreram os estandes da Embrapa e da Emater-DF, onde puderam conhecer inovações aplicadas na agricultura local, com foco em sustentabilidade, produtividade e parcerias internacionais.

“Está sendo muito importante e valioso podermos testemunhar o desenvolvimento do setor aqui no DF”, afirmou Pierre-Adrien Romon, adido agrícola da Embaixada da França. Para ele, o encontro também proporcionou uma troca estratégica com autoridades brasileiras e instituições de pesquisa.

O evento reforça o papel de Brasília como polo estratégico do agronegócio nacional, e, segundo Paco Britto (foto em destaque), não é à toa que a capital foi eleita, em 2024, como a melhor cidade do Brasil para negócios no agro.

“O DF tem crescido bastante graças ao investimento em infraestrutura rural, ao esforço dos produtores e à atuação de instituições como BRB, Embrapa e Emater”, afirmou.

Além da França, países como Argentina, Camboja, Israel, Nepal, República Tcheca, Rússia, Uruguai, El Salvador e Nova Zelândia demonstraram interesse em cooperações bilaterais no setor agrícola do DF. A embaixadora da República Tcheca, Pavla Haverlíková, se disse impressionada com a estrutura e as tecnologias aplicadas.

“Nos interessa muito a colaboração, principalmente nas áreas de sustentabilidade, biodiversidade, saúde da terra e recursos hídricos”, destacou.

Também entusiasmados, os embaixadores Luís Aparício (El Salvador) e Nirmal Raj Kafle (Nepal) ressaltaram o interesse em estabelecer parcerias estratégicas com o DF, citando o Brasil como referência mundial em inovação agrícola.

“O Nepal tem buscado tecnologias no Brasil, que lidera nesse setor”, afirmou Kafle.

Segundo Cleison Duval, presidente da Emater-DF, o momento foi ideal para apresentar os diferenciais da produção rural local. “A visita reforça a relevância da nossa vitrine tecnológica, onde apresentamos inovações que promovem a produção sustentável no Distrito Federal.”

O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, destacou a relação entre agro e desenvolvimento regional. “Há uma correlação direta entre regiões produtoras e regiões com PIB mais elevado. O agro é cultura, transporte, indústria, e aqui no DF isso está cada vez mais evidente”, pontuou.

The post Diplomatas se surpreendem com agronegócio do DF durante visita à AgroBrasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Bookmark the permalink.