Adolescente de 12 anos morre após dar entrada em hospital no interior do AC e Saúde apura causa


Sesacre informou que Vigilância Sanitária investiga causa e uma das suspeitas é leptospirose. Adriangela deu entrada primeiro no hospital de Mâncio Lima, foi transferida para Cruzeiro do Sul e não resistiu. Adolescente de 12 anos morre após dar entrada em hospital no interior do AC e Saúde é apura causa
Arquivo pessoal
A adolescente Adriangela de Souza, de 12 anos, morreu na última segunda-feira (10), após dar entrada no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com dores no corpo, febre, baixa pressão e saturação. A Secretaria Estadual de Saúde (Seacre) apura a causa da morte e uma das suspeitas é a leptospirose.
A menina morava com os pais na comunidade São Salvador, no Rio Môa, zona rural de Mâncio Lima. Segundo a família, ela começou a se sentir mal e os pais decidiram levá-la ao hospital da cidade no sábado (8). Ela recebeu os atendimentos, foi colocada no oxigênio, apresentou uma melhora e foi levada para a sala de emergência.
No entanto, conforme a família, nessa sala, a adolescente teria ficado em uma cadeira somente tomando soro. No domingo (9), Adriangela voltou a se sentir mal, com dores no peito. Os familiares acusam um dos funcionários do hospital de negligência pela forma como colocou a menina para receber oxigênio.
Isso porque, segundo eles, foi após isso que a adolescente piorou e começou a vomitar sangue. A menina então foi transferida para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu.
Em nota, a direção do Hospital Dr. Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, informou que a paciente recebeu todo o atendimento necessário e que a administração da unidade não recebeu queixas relacionadas ao atendimento dela e que, caso seja formalizado, vai fazer a devida apuração. (Veja nota completa abaixo).
Ao g1, a Sesacre informou que a causa da morte está sob investigação e que todas as hipóteses baseados nos sintomas estão sendo analisadas, inclusive leptospirose. A pasta afirmou ainda que na certidão de óbito da menina a causa está como indeterminada. Ela passou por exames, o primeiro de leptospirose deu negativo, mas novas amostras ainda estão sendo avaliadas.
Nota do hospital de Mâncio Lima
Em resposta a demanda solicitada, a direção do Hospital Dr. Abel Pinheiro, em Mâncio Lima esclarece que:
1. A paciente A. S. V, de 12 anos, deu entrada no dia 8 de julho, com queixa de cefaleia, dor torácica, febre e dor em membros inferiores. Feita a avaliação, identificou-se baixa pressão, saturação e respiração alterada.
2. Diante disso, passou pela emergência, onde foi estabilizada e em seguida encaminhada para sala laranja, onde ficou em observação hospitalar até ser encaminhada ao leito, onde foram feitos exames de sangue, PCR, raio-x do tórax e de Covid-19.
3. A decisão da transferência ao Hospital do Juruá, se deu no dia seguinte, em decorrência do retorno do quadro de baixa pressão e saturação da paciente, sendo realizadas, enquanto esteve na unidade, todo o atendimento necessário.
Por fim, ressaltamos que a administração da unidade não recebeu, até o presente momento, queixas relacionadas ao atendimento da paciente enquanto estava sob nossa responsabilidade e assim que formalizado, iniciará os procedimentos cabíveis de apuração dos fatos.
Hélio Bentes da Costa Neto
Gerente Geral do Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.