Morre aos 80 anos Mauro Modesto, escritor e um dos fundadores da Academia Acreana de Letras


Mauro D’Avila Modesto morreu na manhã desta quinta-feira (13) em Rio Branco vítima de infarto. Autoridades e instituições acreanas prestaram homenagens ao poeta. Mauro Modesto ajudou a fundar a Academia Acreana de Letras
Reprodução
O escritor e um dos fundadores da Academia Acreana de Letras (ALL), Mauro D’Avila Modesto, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (13) em Rio Branco vítima de infarto. Além de escritor, Mauro Modesto era poeta e um dos jornalistas mais conhecidos da região.
Ele era natural de Sena Madureira, no interior do Acre, e ajudou a fundar também a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) em 18 de maio de 1988 durante a gestão do prefeito Jorge Kalume. O poeta escreveu mais de dez livros ao longo da vida, sendo que o último, ‘Uma Vida, Infinitas Saudades’, foi lançado em 30 de junho durante o 2º Sarau da Academia Acreana de Letras.
O jornalista deixa um legado importante para a cultura do Acre. Com a confirmação de sua morte, diversas autoridades e instituições divulgaram notas de pesar. O velório ocorre na Funerária São Francisco até às 16h desta quinta. O sepultamento está marcado para às 10h de sexta (14) no Cemitério São João Batista.
Entre as autoridades que lamentaram a morte do poeta estão:
Governo do Acre:
O governo do Estado do Acre expressa o seu mais profundo pesar pela morte do poeta, escritor, jornalista e ativista cultural Mauro Modesto, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 13, em Rio Branco. Membro fundador da Academia Acreana de Letras, ex-presidente da Fundação Elias Mansour, o acreano de Sena Madureira Mauro Modesto deixa um legado de honra e dedicação às letras e à cultura acreana.
Rogamos a Deus que possa, neste momento de profunda dor, consolar seus familiares.
Gladson de Lima Cameli
Governador do Estado do Acre
Fundação Garibaldi Brasil (FGB):
Mauro Modesto deixará uma grande lacuna nos corações de todos os profissionais da cultura, que tiveram o privilégio de compartilhar sonhos e alegrias ao longo de sua trajetória neste plano terreno. Seu legado como poeta, escritor, jornalista e defensor incansável da cultura será lembrado e valorizado por gerações futuras. Que sua alma descanse em paz.
Que sua memória inspire e ilumine os caminhos daqueles que seguem lutando pela valorização e preservação da cultura e das artes. Nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento de pesar”.
Tribunal de Conta do Estado do Acre (TCE-AC):
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) vem a público, em nome de todos os seus membros e servidores, manifestar profundo pesar pelo falecimento do poeta e escritor Mauro D’Avila Modesto.
Natural de Sena Madureira, o poeta morreu aos 80 anos, nesta quinta-feira, 13. Ele foi membro fundador da Academia Acreana de Letras, além de deixar um legado importante para a cultura do Estado acreano.
Neste momento de dor, o TCE-AC presta solidariedade aos familiares e amigos enlutados.
Cons. José Ribamar Trindade de Oliveira
Presidente do TCE-AC
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.