Contra demonização do orixá, Marcha para Exu reúne mais de 100 pessoas em Rio Branco


Público se reuniu na Gameleira para celebração nesse domingo (13). Evento ainda arrecadou alimentos para pessoas em situação de rua. Marcha para Exú ocorreu nesse domingo (13) em Rio Branco
Sarah Silva/Arquivo pessoal
Contra a demonização do orixá, participantes de religiões matrizes africanas participaram da 1ª marcha para Exu nesse domingo (13) no Segundo Distrito de Rio Branco. A caminhada religiosa reuniu mais de 100 pessoas e arrecadou alimentos para pessoas em situação de rua.
A concentração iniciou às 15 horas, na Gameleira, um dos pontos turísticos da capital acreana. Houve apresentação cultural da Cia de Dança Cigana Estrela do Oriente, dança, cânticos e muita celebração.
“Juntou muitos irmãos, gente que não estava presente, mas acompanhou em live. Foi maravilhoso, nossa religião foi exposta da melhor forma possível, que foi à base da união, da força de vontade. Nos reunimos perto da bandeira na Gameleira e terminou 19h”, destacou um dos organizadores do evento, Ogan Matheus Oxossi.
Público se reuniu na Gameleira para celebração nesse domingo (13)
Sarah Silva/Arquivo pessoal
O evento foi organizado no mesmo horário que a manifestação feita na Avenida Paulista, em São Paulo, nesse domingo. O organizador reforçou que o evento sofreu muitos ataques de pessoas preconceituosos e que não entendem o significado do orixá cultuado.
“Foi para isso, para as pessoas buscar entendimento, saberem o que é antes de falar. A gente não cultua coisas ruins, nenhum ser humano vai fazer isso, fazer o mal. Cultuamos o bem, Exu abre caminhos, abre portas, dá felicidade, amor e tudo que precisamos. Exú não é o diabo, ele é nosso começo, meio e final. Sem ele a gente não existiria”, explicou.
Durante a marcha, foram arrecadados alimentos que devem ser doados para pessoas em situação de rua. Matheus acrescentou que diversas casas do Candomblé e da Umbanda estiveram presentes.
“Com os alimentos arrecadados, vamos fazer uma ação de caridade para os moradores de rua. Foi pouco, mas vamos distribuir e ajudar as pessoas”, frisou.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.