Apagão nacional deixa 234 mil pessoas sem energia em 17 cidades no Acre


Cidades registraram falta de energia a partir das 6h20 [horário do Acre] e começou a ser restabelecido às 8h. Apenas o Juruá não foi afetado. Apagão nacional deixa cidades do Acre sem energia
Ayres Rocha/Rede Amazônica Acre
Um apagão nacional afetou cidades do Acre a partir das 6h20 [horário do Acre] desta terça-feira (15). Em todo o país, a falta de energia afetou o Distrito Federal e 25 estados na manhã desta terça-feira (15). Segundo a Energisa, 234 mil pessoas foram afetados em 17 cidades do estado. A recomposição do sistema iniciou, após a autorização do ONS, por volta das 8h [horário do Acre]. Até 10h, o fornecimento de energia já foi restabelecido no Acre para 214 mil clientes.
Leia mais:
Apagão nacional
Apagão no Sul e no Sudeste foi ‘ação controlada’ após problema gerar ‘separação elétrica’ entre regiões do país, diz ONS
No Acre, as primeiras horas do dia foram de trânsito complicado devido ao apagão ter deixado a cidade sem semáforos. O serviço público, como atendimento na a Organização em Centros de Atendimento (OCA), foi impactado, só iniciando após o restabelecimento da energia. Assim também como Correios e outros atendimentos ao públicos.
“Muito complicado. Está muito complicado se deslocar na cidade com essa falta de energia. Inclusive, a gente está enfrentando dificuldade com o abastecimento. A gente está querendo abastecer os nossos carros e todos os portos sem energia. Está muito complicado hoje pela manhã trabalhar”, disse Rodinei Ferreira, motorista de aplicativo.
Na escola estadual Padre Carlos Casavecchia, em Rio Branco, os alunos foram liberados devido à falta de energia
Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre
Antônio Evânio saiu de casa com o carro na reserva e conseguiu abastecer após a energia voltar. “O carro amanheceu na reserva no dia errado. Saí de casa pra por gasolina, passei lá no posto e no primeiro estava tudo sem. Aí eu: ‘poxa vida!’ Fui pro trabalho e ainda bem que deu pra chegar nesse aqui agora que a energia voltou”, disse.
Na escola estadual Padre Carlos Casavecchia, em Rio Branco, os alunos foram liberados devido à falta de energia. “Estamos em semana de revisão para a recuperação das provas e a gente precisou fazer isso porque não tem condição. Como vai ficar na sala de aula no calor, escuro, então a gente teve que adaptar essa medida, infelizmente”, disse a secretária escolar Raiza Nogueira.
A região do Juruá não foi afetada. A Energisa, distribuidora do Acre, informou que “houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi necessário interromper o fornecimento de energia elétrica. O reestabelecimento do serviço nacionalmente está sendo feito à medida que o ONS libera”.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, disse que as causas do estão sendo apuradas.
“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 [6h31 horário do Acre], da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16 [7h16 horário do Acre], 6 mil MW já foram recompostos”.”
Apagão no Acre afetou 234 mil clientes
Quésia Melo/Rede Amazônica Acre
Colaborou Ana Paula Xavier, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.