Em mais um dia quente, termômetro registra 43ºC em Rio Branco e umidade do ar tem pior queda


No interior, população tem lotado balneários na busca por amenizar o forte calor. Em Rio Branco, Defesa Civil alerta que umidade do ar deve piorar no período da noite, chegando a 19%. Sensação térmica ultrapassa 40ºC em Rio Branco nesta quarta-feira (23)
Murilo Lima/Rede Amazônica Acre
O calor não é novidade no Acre, mas, ultimamente, as temperaturas têm ficado ainda maiores que a média. Nesta quarta-feira (23), as temperaturas podem chegar a 38ºC na região do Alto Acre, e 37ºC no Juruá, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Já o termômetro que fica no Centro de Rio Branco registrou 43ºC no fim da manhã desta quarta.
Leia mais
Acre registra temperaturas acima da média em agosto e forte calor gera memes na internet
Brasil enfrenta onda de calor e pode ter recordes de temperatura em pleno inverno; previsão vai até 40°C
Em cinco dias, nível do Rio Acre desce 13 centímetros e volta a ficar abaixo dos 2 metros na capital
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, os dias têm sido quentes desde o amanhecer. À CBN Amazônia Rio Branco, Falcão disse que a quarta-feira deve ser o dia mais quente do ano na capital acreana, com sensação térmica de 40 graus, e a umidade deve ter a maior queda.
“Estamos amanhecendo com dias mais quentes, e à tarde piora. Hoje [quarta-feira, 23] podemos ter o dia mais quente do ano até agora. A sensação térmica facilmente ultrapassará os 40 graus. Nós estamos vivendo essa onda de calor em todo o país, da mesma maneira hoje teremos a menor umidade do ar registrada nesse ano, nós chegaremos ao final da tarde, início da noite, a 19%. Isso já é um estado de emergência para aquelas pessoas mais sensíveis”, ressalta.
Além do calor e da baixa umidade, a qualidade do ar também apresenta piora e pode contribuir para problemas de saúde.
“A qualidade do ar piorou das últimas 24 horas, ela já estava piorando das últimas 48 horas, amanhecemos com 52 microgramas de partículas por metro cúbico, isso já é bastante poluição. Isso em virtude de queimadas, tanto aqui quanto em outras regiões, que chegam até nós”, explica.
‘Sol de lascar’
Com aumento das temperaturas, também aumentou a busca por itens de praia
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Cada um tenta amenizar o calor como pode. Em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, a população segue lotando o balneário do Igarapé Preto para fugir das altas temperaturas e se refrescar.
E não apenas os banhistas: o calor também tem aquecido o comércio. Daiana Silva Pinheiro é gerente em uma loja da região, e diz que a busca por itens de banho cresceu pelo menos 70%. A procura aumenta principalmente aos finais de semana.
“Aqui tem saído colete, cloro, balde de cloro, que saia por quilo, agora tá saindo por balde. Ta saindo também muito guarda-sol, e também cadeiras de praia. Em torno de 70%, 80% de aumento, principalmente no final de mês e final de semana. As pessoas que têm piscina, procuram cloro, quem vai pra balneário, busca cadeiras de praia”, conta.
Mas, como o calor não escolhe dia, os moradores da cidade lotam o balneário mesmo durante a semana. Elenilda é funcionária pública em Rodrigues Alves, e nesta terça-feira (22) foi até o Igarapé Preto junto com amigos e família.
Para ela, o local é a melhor opção para amenizar o calor. E, claro, não pode faltar a cervejinha.
“O balneário igarapé preto é maravilhoso, estamos aqui com a nossa família, da nossa escola, prestigiando esse dia. Esse solzão, para tomar banho no Igarapé Preto, não tem água melhor que essa. Cair na água, água tá maravilhosa, o sol tá de lascar, mas é isso aí, estamos aqui com água fresca e nossa cervejinha”, diz.
Para Elenilda, com o calor, não pode faltar a cervejinha
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Memes
Para quem não consegue ir aos balneários, o jeito é fazer graça da situação. Nas redes sociais, páginas relatam, com o exagero de costume, o aumento das temperaturas.
Em um vídeo da página Desacreditados, um rapaz aparece “em chamas”, dizendo ser assim que o acreano tem se sentido , ao som de uma música religiosa que pede misericórdia. A mesma página também publicou uma imagem da capital acreana à noite, mas com uma imagem do sol sobreposta. “Acre 8h da noite”, diz a postagem.
Nem à noite o calor tem amenizado no Acre
Reprodução
Páginas acreanas na internet brincam com calor intenso
Nos comentários, o público também faz questão de ressaltar as altas temperaturas, concordando com as brincadeiras. “E nem é meme”, diz um comentário.
E os doguinhos também sentem o calorão. A página Meme Acre publicou um vídeo que mostra um cachorro se refrescando nas águas do Rio Acre. “Enquanto isso no Rio Acre, nem o cachorro tá aguentando o calor”, diz a legenda.
Cachorro se refresca nas águas do Rio Acre
Colaborou Sidney Souza, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.