Músicos do forró do Senadinho encerram greve após pagamento de salário em Rio Branco


Artistas voltaram a tocar nesta sexta-feira (25) no Casarão, Centro da capital acreana. Categoria diz que ainda faltam alguns pagamentos pela FEM. Músicos voltaram a tocar nesta sexta-feira (25) no Casarão
Arquivo/FEM
Os músicos do forró do Senadinho voltaram a tocar nesta sexta-feira (25), no Casarão, Centro de Rio Branco, animaram o público da terceira idade após a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) quitar parte do pagamento dos artistas. No início da semana, os músicos iniciaram a paralisação após ficaram sem receber pelas apresentações.
LEIA TAMBÉM:
Há 16 anos, Forró do Senadinho é ‘terapia’ para idosos em Rio Branco
Voltado para a terceira idade, forró do Senadinho volta com as atividades após dois anos suspenso no AC
O movimento iniciou na última sexta (18). “Pagaram, mas estava faltando algumas coisas ainda. Está faltando o Senadinho Itinerante, que são eventos que fazemos por fora. Cada um [grupo] deve ter de duas a três apresentações de R$ 1,7 mil para receber”, disse um músico que pediu para não ser identificado.
Oito grupos de músicos se dividem entre os dois locais onde a festa é realizada. O pagamento é feito por meio de uma empresa terceirizada, por meio de recursos destinados pela FEM, repassados à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AC).
Sobre as demais apresentações, que os músicos tocam fora do Senadinho, a FEM informou que ‘os pagamentos tem um processo, mas deve ser pago tão somente o financeiro seja liberado pela Secretaria de Fazenda’.
Idosos aproveitaram para dançar no Forró do Senadinho nesta sexta-feira (25)
Arquivo/FEM
Sobre o Senadinho
O tradicional forró do Senadinho anima os idosos da capital acreana há décadas. Durante 20 anos, o Senadinho costumava ocorrer no espaço ao lado da Secretaria de Planejamento do Acre (Seplag), mas em abril de 2022, com a retomada das atividades após a pandemia de Covid-19, foi para o Sborba.
Ainda em outubro do ano passado, com o início do inverno, o Senadinho foi transferido para o Espaço Kaxinawá e atualmente ocorre no Casarão, no Centro de Rio Branco, e no Teatro Barracão.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.