MP apura possível vazamento de óleo no Rio Tarauacá após balsa naufragar com máquinas para obras


Moradores da Reserva Alto Tarauacá teriam relatado que houve vazamento de óleo diesel das máquinas que afundaram no Rio Tarauacá. Balsa e máquinas estão parcialmente submersas no Rio Tarauacá
Arquivo pessoal
O Ministério Público do Acre (MP-AC) investiga se houve vazamento de óleo diesel no Rio Tarauacá, interior do Acre, após a balsa que levava máquinas para o município de Jordão naufragar e as máquinas afundarem. O acidente ocorreu no último dia 21 de abril e a balsa segue parcialmente submersa.
Leia mais
MP apura irregularidades na execução das obras de revitalização do aeródromo do Jordão, interior do Acre
Com passagens a R$ 1,5 mil para cidade isolada do AC, moradores fazem protesto e MP investiga
Barco com 4 pessoas e 11 bois afunda em rio no Acre e bombeiros fazem resgate
Nesta quinta-feira (4), o MP-AC divulgou que apura os danos ambientais que podem ser causados pelo possível derramamento de diesel no manancial. Segundo a divulgação, as promotorias Cível e Criminal de Tarauacá instauraram procedimentos para investigar o caso e a aplicação de sanções pelos órgãos fiscalizatórios competentes.
Moradores da Reserva Alto Tarauacá teriam relatado que há óleo derramado nas águas. Além de investigar crimes ambientais, as promotorias também apuram também possíveis infrações cíveis e administrativas.
Jordão é uma das cidades mais isoladas do Acre e só é possível chegar ou sair de avião de pequeno porte ou barco, o que impossibilita alternativas para o transporte de passageiros e cargas.
A embarcação afundou quando se deslocava entre Tarauacá e Jordão. A Prefeitura de Jordão fez contrato com uma empresa para levar as máquinas até a cidade. Conforme o prefeito Naldo Ribeiro, a empresa tem seguro e está tomando todas as providências possíveis para solucionar o problema.
Sobre o possível vazamento de óleo, o gestor afirmou que não foi notificado da apuração do MP-AC e também não tem conhecimento do vazamento. Ele diz que a prefeitura não tem balsa transportando óleo diesel.
“Até o momento não foi possível retirar essas máquinas. Se houve esse vazamento de óleo, ainda não fui informado. Moradores e pessoas que trafegam no rio não me falaram de derramamento de óleo, só fui informado do naufrágio da balsa”, disse.
Relato de moradores
O presidente da Associação de Seringueiros e Agricultores da Reserva Alto Tarauacá, Daniel Lima, contou que recebeu fotos de ribeirinhos alertando para manchas escuras próximo do local onde a balsa naufragou.
Ao saber da situação, ele destaca que procurou as autoridades competentes para pedir uma apuração.
“Não sabemos ao certo se houve, mas pelas fotos que passaram pra gente, é bem provável que tenha sim um vazamento lá. Pedi que as autoridades tomassem providências, fizessem uma averiguação para saber realmente o que aconteceu”, pontuou.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.