Saúde investiga morte de menino de 2 anos com suspeita de febre amarela em Cruzeiro do Sul


Ítalo Natan, de 2 anos, morreu após dar entrada no Hospital Regional do Juruá com o fígado maior que o normal, além de febre e os olhos muito amarelos. Criança de 2 anos morre com suspeita de febre amarela em Cruzeiro do Sul
O pequeno Ítalo Natan, de 2 anos, morreu no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com suspeita de febre amarela. Amostras de sangue da criança foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, unidade de saúde no Pará que é referência para a região Norte. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) investiga o caso.
O menino morava em uma comunidade rural da cidade de Guajará, no Amazonas, chegou a ficar internada em um hospital do Amazonas e foi transferido para Cruzeiro do Sul. O médico pediatra Rondinei Brito disse que a criança tomou a vacina contra a doença, contudo, deu entrada na unidade de saúde em estado grave no dia 11, foi logo intubado e levado para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“Todo paciente que adentra no hospital com quadro de icterícia, com o tamanho do fígado aumentado, sintomas e sinais sugestivos de uma doença ictérica, a febre amarela sempre é uma hipótese de diagnóstico a ser levantada, como outras também”, lamentou.
Criança morreu no Hospital do Juruá
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Ainda segundo o especialista, a criança chegou desorientada na unidade. O quadro de saúde evoluiu muito rápido e no dia 14 deste mês, ela morreu.
“Foi menos de cinco dias do início dos sintomas para o desfecho do óbito. Estamos aguardando a amostra que foi encaminhada para o Laboratório Evandro Chagas. Algumas sorologias, como a da febre amarela, demoram de 20 a 30 dias porque não é um exame solicitado comumente na nossa região”, destacou.
A equipe médica também reservou algumas amostras de sangue para fazer outros exames e descobrir a causa da morte do menino.
Colaborou a repórter Rayza Lima, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.