Empresário recebe mais de 9 mil ligações após número aparecer em falso anúncio de doação de pitbull


Contato de Marinilson Brito aparece em um anúncio de doação de filhotes de cachorros que teriam ficado órfãos e precisam de um la em Rio Branco. Número do telefone chegou a ser bloqueado por mais de 24h. Empresário desconhece autor do anúncio e diz que vai registar boletim de ocorrência. Empresário do AC recebe mais de 9 mil ligações após número aparecer em falso anúncio de doação de pitbull: ‘prejuízo’
Reprodução
Em dois dias, o empresário Marinilson Brito, de 46 anos, chegou a receber mais de 9 mil ligações após ter o número inserido em um falso anúncio de doação de filhote de pitbull. Apenas em um aplicativo de mensagem, as ligações chegaram a 5 mil e, de mensagens, a 4.977.
Acontece que Brito não tem nenhum animal para doar e nem bicho de estimação em casa. As chamadas e mensagens perguntando pelos filhotes começaram na manhã da última terça-feira (26), quando a fake news com a foto de uma caixa de papelão com sete filhotes de cachorro começou a circular nos grupos de mensagens em Rio Branco.
“Gente, ajuda aí!!! Filhotes de pitbull com 20 dias. A mãe morreu no parto e não estamos podendo cuidar, o dono está doando os filhotes antes que morram. Quem se interessar é só ligar com urgência para o telefone [restante do texto com o número do contato]. Falar com Brito. Divulguem em outros grupos”, diz o falso anúncio.
“Não estou doando pitbull, não tenho pitbull, nem cachorro tenho. Saí para trabalhar pela manhã de terça e vi seis mensagens no WhatsApp de números que não tenho na minha agenda. Depois, começaram as ligações, aí sabia que não era normal. Uma pessoa que eu conheço me ligou. Falou: ‘olha, vou querer um cachorrinho’. Perguntei que cachorro e ela falou que meu número estava no grupo de WhatsApp com uma caixinha cheia de cachorrinhos”, relembrou.
Prints mostram o número de chamadas e mensagens recebidas após falso anúncio
Reprodução
Mesmo após o aviso, o empresário achou que a história ia acabar por aí mesmo. Quando foi chegando o final da manhã, Brito diz que não conseguia mais trabalhar de tanta ligação que começou a receber. Ele conta que algumas pessoas chegaram a mandar mensagens chateadas por não ter sido atendido.
“Muita mensagem chegando, não consegui responder, o povo querendo cachorro. No começo, eu atendi alguns, falei que não estava doando cachorro, mas as mensagens continuam chegando. Tem gente que ficou com raiva de mim porque não respondi. Chegaram 5 mil mensagens e mais de 9 mil ligações, tanto no WhatsApp quanto no telefone normal. Foram mais de 9 mil ligações entre terça e quinta”, lamentou.
Marinilson Brito trocou a foto do Whatsapp para uma imagem com uma frase avisando que não tem cachorros
Reprodução
Brito afirmou ainda que chegou a ter o número bloqueado no WhatsApp por mais de 24 horas. Ele conseguiu recuperar o contato apenas nesta quinta-feira (28) por conta do excesso de mensagens.
“Recuperei meu WhatsApp agora. A fake news faz um estrago muito grande na vida da pessoa. Mesmo uma brincadeira dessa sem graça faz uma coisa grande, gera uma expectativa nas pessoas e você não consegue mais se defender, as pessoas partem para cima de ti querendo, congestionam todas as suas redes sociais”, criticou.
Mensagens e pedidos para adotarem um cachorro seguem chegando
Reprodução
Fake news
O empresário disse que foi alertado por conhecidos de que esse anúncio já foi divulgado outras vezes com o contato de outras pessoas. Ele afirma que essa é a segunda vez que tem o número de telefone divulgado em um falso anúncio de bebidas.
Assim como da primeira vez, ele afirma que não sabe quem colocou o contato dele no anúncio e começou a divulgar.
“No final do ano, colocaram uma mensagem dizendo que tinha comprado 600 grades de cerveja para um evento, que não ia mais acontecer, e colocaram meu número. Não viralizou, mas dessa vez viralizou. A pessoa que fez isso foi esperto porque pediu para divulgar nos grupos, falou que a mãe dos cachorros morreu, que era urgente”, destacou.
Marinilson Brito conta que nem animal de estimação tem e não sabe quem divulgou seu contato
Arquivo pessoal
Marinilson Brito chegou a trocar a foto dele do perfil do WhatsApp para uma imagem dos filhotes e escrito : “Pessoal, não tenho cachorro”. Mesmo assim, as ligações e mensagens continuam chegando.
“Não sei quem foi, nem o primeiro grupo que começou a divulgação. Várias pessoas divulgaram. As pessoas divulgaram também no status do telefone. Chamamos um motoboy para fazer uma entrega para nós e quando ele chegou me reconheceu como o rapaz dos cachorros. Ele falou que era o mesmo número que estava divulgando”, recordou.
O empresário explicou que vai registrar um boletim de ocorrência para se resguardar. “É muito grave, causa prejuízo. Pode ter sido alguém que me conhece, não sei. Vou registrar um boletim de ocorrência”, finalizou.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.