Com baixa cobertura vacinal, Cruzeiro do Sul registra mais de 600 casos de gripe em uma semana

Cobertura de imunização contra a influenza está longe da meta no município. População não tem buscado postos de saúde para receber vacina, e buscas ativas também não têm alcançado os resultados pretendidos. Casos de gripe aumentam em Cruzeiro do Sul e autoridades alertam
O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, registrou mais de 600 casos de gripe nos últimos sete dias. A informação foi confirmada à Rede Amazônica Acre pela coordenação da Vigilância Epidemiológica da cidade. Segundo o órgão, a maioria dos casos tem sido diagnosticada entre crianças e idosos.
Leia mais
Em cinco dias, Acre vacinou 14,1 mil pessoas acima dos 18 anos com dose bivalente contra Covid-19
Covid: Acre registra 650 novos casos em menos de 15 dias e PNI alerta para importância da vacinação
Dia D: Saúde aplicou mais de 180 doses de vacina contra Influenza em Rio Branco
“Desde meados do mês de abril, a gente observa um aumento no número de notificações de síndromes gripais. Esse aumento reflete também no aumento das internações, especialmente na faixa etária de crianças e idosos, que possuem o sistema imunológico mais debilitado”, explica a coordenadora Rafaela Oliveira.
Ao passo em que casos e internações crescem rapidamente, a imunização contra a influenza preocupa no município. Segundo dados da coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI) em Cruzeiro do Sul, enquanto a meta é vacinar 32,6 mil pessoas, a cobertura até esta quarta-feira (10) é de 4,9 mil pessoas imunizadas. Ou seja, 15% do público alvo foi imunizado.
Já com relação à vacina bivalente contra a Covid-19 já foram 1,8 mil doses aplicadas.
A enfermeira Ellen Nascimento, que atua na rede pública do município, afirma que a procura tem sido baixa e está atrasada em relação ao ano passado, quando a campanha imunizou 10 mil pessoas. De acordo com ela, as buscas ativas também não têm alcançado os resultados pretendidos.
“Começamos a campanha da vacinação contra a influenza no dia 10 de abril, e a nossa procura está muito baixa. Comparado ao ano passado, quando conseguimos vacinar 10 mil pessoas, é uma procura muito baixa, principalmente nas buscas ativas que estamos fazendo. As pessoas não estão querendo se vacinar”, alerta.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.