Acre tem quase 79 mil famílias cadastradas em programa de tarifa social de energia elétrica, diz levantamento


Concessionária de energia afirma que municípios com maior número de inscritos são Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Famílias inscritas no CadÚnico e outros grupos vulneráveis têm direito à tarifa social. Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico podem ser contempladas pela tarifa social
Asscom Energisa
Quase 79 mil famílias estão cadastradas no programa de tarifa social de energia elétrica no Acre. Conforme levantamento da Energisa, são 78.976 famílias inscritas, e os municípios com o maior número são Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.
LEIA MAIS:
Energia elétrica pode ficar 22,07% mais cara ao consumidor do Acre
Onda de calor em setembro provoca aumento de quase 17% no consumo de energia no Acre, aponta Energisa
A tarifa social prevê descontos progressivos conforme o consumo das residências, com maior desconto para menores consumos.
Podem se inscrever no programa famílias inscritas no CadÚnico, a depender da renda por integrante, e grupos vulneráveis como idosos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), indígenas e quilombolas. Confira os critérios:
Família inscrita no CadÚnico com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional
Família inscrita no CadÚnico com renda mensal menor ou igual a três salários-mínimos que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica
Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebem o BPC
Famílias indígenas ou quilombolas cadastradas no CadÚnico com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa ou no benefício de prestação continuada com renda inferior a ¼ do salário-mínimo
“Para não perder o benefício, o cliente precisa estar com o cadastro atualizado. Para fazer isso, é preciso ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar as atualizações necessárias. Depois que fizer isso, pode ficar tranquilo que a Energisa fará o mapeamento e, se ele estiver dentro dos critérios para receber o desconto, continuará cadastrado sem precisar sair de casa”, ressalta Marcos Ribeiro, coordenador de atendimento da Energisa Acre.
Ainda segundo a concessionária, para ser beneficiário do programa não é necessário ser o titular da conta de luz. Porém, a tarifa social só pode ser concedida a uma única unidade consumidora residencial.
A tarifa social pode ser solicitada presencialmente nas agências da Energisa, ou através do telefone 0800 647 7196.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.