Redação: Etarismo, educação e políticas públicas estão entre os palpites dos inscritos no Enem no AC


Neste primeiro dia de prova, inscritos arriscam tema para a redação. Portões fecham às 11h e provas começam a ser aplicadas às 11h30, horário do Acre. Micaely Vitória Ferreira Silva, 18 anos, vai tentar Enem para entrar em medicina
Iryá Rodrigues/g1
Neste domingo (5) são aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) e no Acre, 24.278 inscritos devem fazer o exame, incluindo a redação. O g1 conversou com alguns inscritos para listar alguns palpites, que vão desde educação, etarismo e políticas públicas.
ENEM 2023:
✅ Canal do g1: Enem 2023
Quantos minutos gastar por questão? É melhor começar pelas perguntas ou pela redação?
Micaely Vitória Ferreira Silva, de 18 anos, sonha em fazer medicina. Ela saiu da Vila Acre para fazer a prova no Colégio Estadual Rio Branco (Cerb), no Centro da capital. A mãe foi deixá-la de carro e ela deve voltar de ônibus. Ela aposta em alguma questão social para o tema da redação.
“Tem muitas questões que poderiam cair, por exemplo a gente tem a guerra da Ucrânia e da Rússia, tem essa agora de Israel que é a que está mais passando nos jornais hoje em dia, tem a questão da eleição, as questões políticas que normalmente mais caem no Enem e questões socioculturais. Mas, também tem racismo, feminismo. São muitas opções”, avalia.
Ela conta que estou pelo Pré-Enem da Assembleia Legislativa do Acre. É uma preparação on-line oferecida a estudantes.
“A gente tinha dois professores de redação e ficava ajudando bastante gente, passava vários simulados de redação, professor de biologia, professor de física, química e também tinha outros cursinhos que a gente poderia estar fazendo junto com o pré-Enem. Então, foi uma preparação muito legal, muito boa e o pessoal da Aleac realmente se preocupa bastante com questão do simulado”, contou.
Para ela, a expectativa é muito boa e seguiu confiante para a prova.
“Minha expectativa é pelo menos alcançar a média. Porque a gente sabe que o Enem, querendo ou não, é uma prova muito difícil. O nervosismo pode atrapalhar muito. Você acha que tá preparado e muitas vezes por causa da falta de confiança pra fazer uma ou duas questões você acaba tirando uma nota menor do que aquela que você queria. Então, se você tiver uma expectativa muito grande, quando chegar o resultado você pode acabar se decepcionando e isso atrapalha bastante”, disse.
Yana Valente, 18 anos, pretende fazer medicina veterinária
Iryá Rodrigues/g1
Yana Valente, de 18 anos, vai fazer a prova pela primeira vez e sonha em passar em medicina veterinária. Para a redação, ela acredita que vai ser algo relacionado à população idosa no Brasil.
“Eu acho que vai cair sobre idosos. Sobre quanto a pessoas mais velhas. O etarismo. Ou talvez sobre questões ambientais, políticas, econômicas”, palpita.
Sara Abecassis, de 15 anos, estava com o pai, Benjamin Abecasssis. Ela, que faz o primeiro ano do Ensino Médio vai fazer o Enem como treineiro e também acredita que a questão do etarismo seja o tema da redação.
“Vi as pessoas falando muito sobre agricultura familiar, ataques às escolas, porque são assuntos que vêm sendo falados no ano. E etarismo, esse preconceito contra os mais velhos.”
Leane da Silva Ferreira, de 18 anos, quer tentar jornalismo. Essa é a primeira vez que ela faz o Enem. “Tentei me dedicar mais à redação, já que no ensino médio a gente já tem as outras matérias. Eu acho que deve ser sobre alguma coisa sobre Covid. Alguma coisa de Covid, de saúde pública”, disse.
Leane da Silva Ferreira, de 18 anos, também vai fazer o Enem pela primeira vez
Iryá Rodrigues/g1
Enem
As provas começam a ser aplicadas às 11h30. O candidato tem até às 17h para responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escrever a redação neste primeiro dia.
O candidato poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Sobre o perfil das inscrições no Acre, as mulheres são a maioria entre os candidatos do exame este ano, com 14.740 inscrições, o equivalente a 60,7%. Outras 9.538 pessoas do sexo masculino se inscreveram para realizar o exame, que corresponde a 39,3%.
Do total de inscritos, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, 15.313 são de Rio Branco.
O número de inscrições confirmadas em todo estado representa um índice de 9,4% maior que o registrado em 2022, quando mais de 22 mil pessoas se inscreveram.
Transporte em Rio Branco
Após a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) informar que não haveria gratuidade no transporte público para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a prefeitura de Rio Branco fechou um acordo com o governo do estado para não cobrar passagem dos inscritos nos dias de prova.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre na manhã deste sábado, o secretário de Assuntos Governamentais Alysson Bestene afirmou que o acordo foi fechado por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que também vai disponibilizar 400 ônibus escolares para o deslocamento de participantes da zona rural da capital acreana, e do interior do estado.
Os participantes da capital precisarão entregar cópias do comprovante de inscrição aos motoristas dos ônibus para prestação de contas à SEE. Para cada viagem, o inscrito precisará entregar uma cópia, ou seja, uma na ida e outra na volta, totalizando quatro cópias nos dois domingos de provas.
Os participantes do interior não precisarão apresentar o comprovante, já que o transporte será feito em veículos da própria secretaria.
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – Portões abriram às 10h no Acre
Iryá Rodrigues/g1
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode no dia da prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
ENEM 2023 – DOMINGO 5.11 – Portões em Rio Branco fecharam às 11h
Iryá Rodrigues/g1
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.