Novembro Negro: grupo maracatu faz apresentações em escolas de Rio Branco sobre a luta do povo negro


Grupo Maracatu Pé Rachado iniciou as apresentações nas escolas na última sexta-feira (17) e levou os batuques para o Colégio Ejorb nesta segunda (20), Dia da Consciência Negra. Grupo Maracatu Pé Rachado iniciou as apresentações nas escolas na última sexta-feira (17)
Lucas Raphael/Arquivo pessoal
O Grupo Maracatu Pé Rachado está com uma programação nas escolas públicas de Rio Branco voltada à cultura negra. Durante o encontro com alunos, o grupo conta a história do maracatu, da ancestralidade, a história do Brasil, movimento e a cultura negra negro no país.
As apresentações iniciaram na última sexta-feira (17) e terminam dia 9 de dezembro em cinco escolas da rede pública. Nesta segunda (20), Dia da Consciência Negra, o grupo esteve no Colégio Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb), no bairro Aeroporto Velho.
“O Projeto Maracatu nas Escolas tem a intenção de contar um pouco sobre o maracatu, que revive a ancestralidade, a história do Brasil e o movimento negro, que é importante, que é a construção do Brasil e a história que as pessoas não contam”, destacou Karol Belmont, que atua na produção e também caixinhas.
Grupo existe desde 2017 e tem cerca de 19 integrantes
Lucas Raphael/Arquivo pessoal
O grupo existe desde 2017 e tem cerca de 19 integrantes. É conhecido também por apresentações no carnaval e em celebrações feitas também no interior do estado. A iniciativa tem a parceria da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) que ajuda, inclusive com a logística e outros tipos de apoio.
A iniciativa de levar os batuque para dentro das escolas e criar uma aproximação com o público estudantil surgiu dos próprios componentes do grupo, que são maioria professores. “Fizemos um mapeamento dentro do nosso próprio grupo e escolhemos algumas escolas para fazer essa programação de novembro. O contato que a meninada tem dito com o maracatu é algo novo, é muito empolgante e perceptível. Tem sido algo novo, chegam, pegam a baqueta e pedem pra tocar”, celebrou Karol.
Programação completa:
Escola Lourival Sombra, bairro Tangará – 25 de novembro, às 7h30
Escola Sebastião Pedrosa, 2º Distrito de Rio Branco – 25 de novembro, às 10h
Escola Pedro Martinello, bairro Tancredo Neves – 9 de dezembro, às 9h
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.