Há três anos, Acre começava a aplicar as primeiras vacinas contra a Covid-19


Enfermeira Maria José foi a primeira a receber a vacina. No Acre, mais de 70% da população foi imunizada desde o início da campanha de imunização. Os quatro primeiros vacinados receberam a carteirinha em Rio Branco
Aline Nascimento/g1 AC
No dia 19 de janeiro de 2021, chegava ao Acre o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. Naquela época, o estado recebeu 40.760 doses do imunizante, que incluíam a primeira e segunda doses. Dentre as três pessoas escolhidas da sociedade acreana para o início da campanha, a enfermeira Maria José foi a selecionada entre milhares de profissionais para representar as inúmeras pessoas que trabalharam no combate ao vírus.
“É muito gratificante e assim fico muito orgulhosa de ter sido a primeira e ter sido escolhida. Não sei quem escolheu até hoje. A gente saía de casa e não sabia se iria voltar, a gente perdeu vários colegas, então a vacina foi muito importante. Tomei todas as doses, já estou imunizada”, comemorou.
LEIA TAMBÉM:
Enfermeira, técnica, indígena e idoso morador de abrigo são os primeiros a tomar vacina contra Covid-19 no Acre
Menino de 8 anos autista é a primeira criança a ser vacinada contra Covid-19 em Rio Branco
Primeira enfermeira a se vacinar contra Covid no AC há um ano lamenta morte de colegas: ‘se tivesse vacina não teriam morrido’
A vacina chegava no momento que o Acre registrava mais de 44,7 mil infectados pela doença e mais de 830 mortes, a ocupação de leitos para pacientes de Covid-19 estava em uma situação crítica. Na época, no hospital de campanha de Rio Branco, principal unidade de referência para casos da doença, a taxa de ocupação era de 90%.
Desde o início da pandemia, a enfermeira não se contaminou pela doença, mas segue com os cuidados de proteção. “Eu aconselho que quem não tomou [a vacina], a ir correndo tomar, porque é muito importante. A prova é até hoje a diminuição de mortes e ultimamente a gente não tem perdido nenhum colega”, enfatizou.
Já homenageada com uma arte no PS, Maria José Monteiro foi a primeira vacinada no estado do Acre
Aline Nascimento/G1
Atualmente, existem cerca de 246 mil salas de vacinação em todo o Acre. Com recursos federais, ao todo foram montados 180 leitos de enfermaria e 80 de UTI. Desse total, 70 leitos de enfermaria permanecem abertos. Segundo o site de monitoramento estadual da Covid-19, até 18 de janeiro deste ano, foram confirmados 169 casos do vírus. Já em dezembro de 2023, foram 865 casos.
Vacinação
Até 19 de janeiro deste ano, pelo menos 589.966 pessoas foram imunizadas no Acre com as duas doses do imunizante, segundo o Ministério da Saúde. Este número corresponde a 71,71% da população. Confira abaixo por doses de reforço:
Cobertura vacinal com 3 doses: 36,9% – 304.150 doses
Cobertura vacinal com 4 doses: 8,6% – 71.527 doses
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre, Renata Quiles, frisou que a doença não desapareceu e que é necessário continuar com a vacinação.
“Conseguimos em 2021 e 2022 alcançar coberturas vacinais importantes, que trouxeram para a gente uma sensação de conforto, de sair desse cenário sufocante de pandemia, mas precisamos lembrar que a doença permanece entre nós. É muito preocupante o número de pessoas no nosso estado que ainda se mantém sem ao menos iniciar seu esquema básico de vacinação ou completar seu esquema de vacinação. Principalmente os grupos prioritários, idosos e pessoas imunossuprimidas”, comentou.
Vídeos: g1

Bookmark the permalink.