Acre registra 184 casos de Covid-19 em janeiro e boletim da Fiocruz aponta crescimento a longo prazo


Fiocruz mostra aumento de SRAG na tendência de longo prazo, porém em janeiro o estado apresentou queda nos casos em comparação com o mesmo período em 2023. Sesacre orienta população a procurar Upa em casos mais graves de Covid-19
Secom-AC
No primeiro mês de 2024, segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), foram registrados 184 casos de Covid-19. O número, comparado ao ano anterior, aponta uma redução de mais de 40% em número de notificações e casos confirmados.
LEIA MAIS:
Com mais três registros em novembro, mortes por Covid-19 sobem para 2.067 no Acre
No dia 1º, foi divulgado um novo Boletim InfoGripe da Fiocruz que mostra que dez estados apresentam sinal de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo, sendo um deles, o Acre.
Apesar da projeção, dados do boletim epidemiológico da Sesacre mostra que no estado, em janeiro, há registros menores no número de casos quando comparado ao mesmo período do ano de 2023.
Segundo o boletim da Fiocruz, na região Norte do país, o aumento se concentra nas faixas etárias da população adulta, com sinal de associação aos casos de Covid-19 durante o mês de janeiro. O pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca que esta região ainda não havia sido afetada pelo crescimento observado durante o final do segundo semestre de 2023 no país.
“O aumento começou pelo Centro-Sul e afetou o Nordeste no final do ano passado, chegando ao Norte apenas agora na virada do ano”, observou Gomes.
Em janeiro, nota-se também que a faixa etária de 20 a 39 anos são pacientes que mais procuram as unidades para atendimento relacionado a gripes. No boletim da Sesacre, é informado que, em relação aos óbitos por SRAG, em 2023 foram registrados 9 óbitos, já em 2024 ocorreram o registro de 4 óbitos.
A Sesacre orienta os doentes com sintomas leves a procurarem as Unidades de Referência em Atenção Primárias, URAPS e os postos de saúde. Já para casos graves, onde há falta de ar e pressão desregulada, a orientação é procurar uma Unidade de Pronto Atendimento, UPA.
Prevenção
De acordo com a Sesacre, a vacinação contra a gripe foi prorrogada e está disponível em todos os postos de saúde, para todos os públicos, até o dia 29 de fevereiro.
A Secretaria orienta a população a manter a vacinação em dia, sobretudo em menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, bem como de pacientes imunodeprimidos, para que sejam evitados casos de síndromes respiratórias agudas graves.
VÍDEOS: g1
N

Bookmark the permalink.