Tráfego na BR-364 é interditado para mais uma intervenção na ponte sobre o Rio Tarauacá


Interdição começou na noite desta quinta-feira (4), da meia-noite às 5h, e segue até sábado (6). Operação consiste na cravação de estacas na estrutura da ponte. Ponte de Tarauacá deve ser interditada por três dias para obras do Dnit
O tráfego na BR-364, a altura da ponte do Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, voltou a ser interrompido para mais uma intervenção na estrutura nesta quinta-feira (4). A via foi interditada de meia-noite às cinco horas. A operação consiste na cravação das estacas da estrutura da ponte.
O tráfego voltou a ser liberado após às 5h e será fechado novamente à meia-noite desta sexta (5) e no mesmo horário no sábado (6).
Com isso, as pessoas devem evitar transitar ou ficar próximo do local nesses horários. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-AC), Ricardo Araújo, disse que a intervenção é necessária para garantir a entrega da ponte o mais breve possível, com previsão de conclusão até o final de janeiro de 2025.
“Vamos fazer, mais uma vez, uma intervenção. Dessa vez é na parte da estrutura da ponte, vamos cravar as estacas e, para isso, existe a necessidade de interromper durante o período da noite o trânsito na região. Peço a compreensão de todos, que nesses horários evitem passar para não ficar parado junto à ponte”, avisou.
No último dia 21, trânsito chegou a ser interrompido, das 22h às 5h, para as equipes do Dnit-AC removerem uma laje da estrutura de cerca de 20 toneladas que se moveu. Inicialmente, o plano era de que houvesse interdição entre às 22h até 5h nos dias 21, 22 e 23 de junho. No entanto, a execução da manutenção foi feita antes do prazo.
Em 2021, após uma cratera se abrir, a ponte na entrada de Tarauacá ficou vários meses parcialmente interditada e os moradores da cidade temiam ficar isolados ou que ocorresse um acidente grave devido à cratera.
Equipes do Dnit-AC se preparam para cravar estacas na ponte sobre o Rio Tarauacá
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Na época, o Dnit já planejava uma obra para aumentar a extensão da ponte em 70 metros e a previsão de conclusão do projeto era de um mês. No início deste ano, foi contratada uma nova empresa para seguir com a obra de ampliação e os serviços iniciaram no final de abril.
Orçada em aproximadamente R$ 11 milhões, a obra deve ser concluída no início de 2025.
Em nota, o Dnit-AC informou que, após a perfuração das estacas serão iniciadas as armações da mesa de estrutura e da superestrutura da ponte. A expectativa é que 90% da obra esteja adiantada até o final de dezembro.
“A intervenção visa aumentar o vão da ponte em 70 metros, proporcionando mais segurança e estabilidade, prevenindo erosões na cabeceira e garantindo a estabilidade da ponte frente ao novo comportamento do Rio Tarauacá, que tem avançado em direção a Rio Branco. Essa obra é fundamental para assegurar a segurança tanto do comércio quanto da população que utiliza essa estrada para deslocamentos entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco”, diz parte da nota.
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