Contraprova confirma morte de músico por leptospirose no interior do Acre


Exames feitos em Cruzeiro do Sul haviam confirmado a doença, mas Sesacre aguardava contraprova. Cruzeiro do Sul tem 16 casos confirmados da doença. Contraprova confirma morte de músico por leptospirose no interior do Acre
Arquivo pessoal
O laudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que o músico cruzeirense Diko Lobo, de 41 anos, morreu de leptospirose. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), ele já tinha feito dois exames sendo que o primeiro foi no quinto dia após a aparição dos sintomas.
Porém, o período para que seja feito o exame é de sete dias, segundo recomendações. O primeiro exame deu negativo para a doença, mas um segundo confirmou que ele estaria com leptospirose. Então foi feita a coleta para análise da Fiocruz, que confirmou a causa doença.
Leia mais:
Exame confirma que músico morreu por leptospirose, mas Sesacre aguarda contraprova da Fiocruz
Músico acreano morre com suspeita de leptospirose e causa comoção: ‘Foi muito rápido’
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul, Rafaela Oliveira, durante todo o ano foram confirmados na cidade 16 casos de leptospirose. “Todos os casos confirmados já foram tratados, o acompanhamento é ambulatorial”, disse. No ano passado, foram 33 casos da doença na cidade.
A morte
Diko Lobo morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, em 15 de abril.
Conforme o amigo Carlito Oliveira, Dikinho, como também era conhecido o músico, estava com muitas dores e na sexta-feira (14) procurou inicialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Com a gravidade do quadro, ele foi transferido para o hospital no mesmo dia, mas não resistiu e morreu por volta das 16h.
“Foi muito rápido. Ele dizia que estava com dores abdominais e cansaço. A médica me disse que há suspeita de leptospirose hemorrágica, ele fez exame, mas não sei se já ficou confirmado”, disse o amigo.
Diko Lobo era cantor de rock, vocalista da banda Lobos do Vale, compositor, ativista cultural e tinha um programa de rádio na cidade de Cruzeiro do Sul. Um evento de rock estava sendo organizado por ele para esse sábado e foi adiado. Centenas de amigos usaram as redes sociais para prestar homenagem ao músico.
O corpo dele foi velado no Teatro dos Náuas e o sepultamento foi no domingo (16) no Cemitério Jardim da Paz. Durante o velório, amigos cantaram algumas músicas e fizeram homenagens ao artista.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.