Cachalote-pigmeu é encontrado morto em praia de Calçoene, no litoral do Amapá


Registro foi feito nesta terça-feira (25) na praia de São Raimundo, próximo ao Goiabal. Este é o terceiro registro da espécie encalhada na costa do Amapá. Cachalote-pigmeu é encontrado morto em praia de Calçoene
Natanael Rocha/Arquivo Pessoal
Um golfinho da espécie Kogia breviceps, conhecido como cachalote-pigmeu, foi encontrado morto na terça-feira (25) na praia de São Raimundo, localizada no município de Calçoene, no Nordeste do Amapá. Esta é a terceira vez que ocorre um registro do encalhe da espécie na costa amapaense, dentro de 3 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O registro do encalhe do cetáceo foi feito por Natanael Rocha, de 52 anos, morador da vila de Goiabal. No registro ele disse que o animal tem de 3 metros e meio a 4 metros de comprimento. Ele descreveu ainda que a maré desceu significativamente após a chegada do animal, o que o possibilitou de enxergá-lo.
“Eu estou com mais de duas horas que saí de casa, eu não sei se eu volto na mesma maré, porque a maré já está vindo”, disse.
Morador de Calçoene encontra cachalote encalhada em praia de Goiabal
Natanael Rocha/Arquivo Pessoal
O último registro do animal nesta condição foi feito no ano passado, na praia do Goiabal, no nordeste do Amapá. O mamífero de 5 metros teve o esqueleto preparado por pesquisadores para exposição.
A outro cachalote, com 10 metros de comprimento, encalhou em junho de 2021 na região do município de Amapá, segundo o Iepa.
Cachalote-pigmeu
A comunicação entre cachalotes pode apresentar estruturas similares às da linguagem humana
AMANDA COTTON/PROJETO CETI via BBC
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie Cachalote-pigmeu pertence à ordem dos cetáceos (baleias, botos e golfinhos) e possui características como presença dentes e apenas um orifício respiratório. Os animais habitam águas costeiras e oceânicas e seu tamanho pode varia de 1,5 m para a Franciscana a 18 m para o macho adulto do cachalote.
A espécie ocorre preferencialmente ao largo da plataforma continental em águas tropicais e temperadas, podendo ser avistada solitária ou em pequenos grupos de até 6 indivíduos. Existem muito poucas informações sobre a espécie, fazendo com que ela seja classificada como contendo dados insuficientes (DD) para categorização de seu status de conservação.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Bookmark the permalink.