Jonh Lithgow confirma que fará o mago Dumbledore em série ‘Harry Potter’

O ator John Lithgow, de 79 anos, confirmou que fará o papel do mago Dumbledore na série “Harry Potter”, baseada nos livros da escritora J. K. Rowling.
“Estou muito animado. Algumas pessoas maravilhosas estão voltando sua atenção novamente para ‘Harry Potter’”, declarou Lithgow ao site “Screen Rat”.
“Recebi a ligação quando estava no festival de Sundance e não foi uma decisão fácil, pois vai me definir para o último episódio da minha vida”, completou Lithgow, o primeiro a ser confirmado no elenco da nova série.
A tendência é a série ter sete temporadas, adaptando todos os livros de Rowling. “Por isso foi uma decisão tão difícil. Eu terei 87 anos na festa de encerramento, mas eu disse ‘sim’”, explicou.
Na série “Harry Potter”, que também é uma franquia com oito filmes de bastante sucesso no cinema, Hogwarts Alvo Dumbledore é o diretor da escola de magia.

No cinema, o papel de Dumbledore teve dois intérpretes ao longo da franquia: Richard Harris (1930-2002) e Michael Gambon (1940-2023). Nos derivados “Animais Fantásticos”, o papel coube a Jude Law.
O estúdio Warner Bros. planeja iniciar as filmagens ainda em 2025 para cumprir a meta de lançar a série em 2026 ou 2027 na plataforma de streaming Max.

John Lithgow está em evidência pelo trabalho no filme “Conclave”, do diretor Edward Berger, que concorre ao Oscar em oito categorias.
No filme, ele interpreta o cardeal Joseph Cardinal Tremblay, que disputa no conclave a sucessão do Papa que acaba de morrer.
“Conclave” ainda tem no elenco os consagrados Ralph Fiennes, indicado a Melhor Ator, e Isabella Rossellini, que concorre a Melhor Atriz Coadjuvante.
Lithgow é conhecido também por dublar a voz do Lorde Farquaad nas animações de “Shrek”.

Nascido em 1945 em Rochester, no estado de Nova York, John Lithgow é de uma família de artistas – sua mãe, Sarah Jane, foi atriz, e o pai, Arthur Lithgow, foi diretor de teatro.

Sua formação passa pela Universidade de Harvard e pela Academia de Música e Arte Dramática de Londres, na Inglaterra.
Lithgow recebeu duas indicações como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar. A primeira foi pelo papel em “O Mundo Segundo Garp”, de 1982.
Em 1984, ele concorreu por “Laços de Ternura”, em que contracenou com sumidades como Jack Nicholson, Shirley MacLaine e Danny DeVito.
Outro trabalho muito famoso do ator americano foi o do reverendo Shaw Moore em “Footloose – Ritmo Louco”, de 1984.
Ele também tem no currículo trabalhos em séries de TV, como “Dexter”, da qual fez parte na quarta temporada como o personagem Trinity Killer, um assassino.
Esse papel em “Dexter” rendeu a Lithgow o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em Televisão.
Ele também obteve premiações por atuações em “The Crown” e “Uma Família de Outro Mundo”.

Bookmark the permalink.