Do ônibus ao carro de aplicativo: veja o que muda no trânsito de BH durante o Carnaval


Tanto o metrô como os ônibus vão circular em horários especiais durante os dias de folia. Além disso, as principais ruas do hipercentro e Região Leste de BH estarão fechadas para os desfiles dos blocos. Carnaval 2024 em BH: Baianas Ozadas toma centro da cidade
Jô Andrade/g1
Carnaval de BH, 2024
Rodrigo Salgado/g1
Vai curtir o Carnaval de BH e quer economizar com aplicativos de transporte? Tanto o metrô como os ônibus da capital vão circular em horários especiais durante os quatro dias de folia. Para quem preferir ir de carro para as ruas, haverá estacionamento rotativo gratuito.
🚗 Para os foliões que vão de carro, vale ficar de olho nas mudanças no trânsito nas ruas onde vão circular os blocos (veja mais abaixo):
Ônibus
De acordo com a BHTrans, mais de 200 pontos de ônibus serão desativados nas áreas dos desfiles dos blocos. Cartazes serão colocados nesses pontos para informar os locais de embarque mais próximos.
As linhas de ônibus serão desviadas a partir do começo da madrugada de sábado (1º).
🚌 Consulte aqui o quadro de horário de ônibus no Carnaval
🚌 Consulte aqui o itinerário das linhas de ônibus no Carnaval
🚌 Acompanhe aqui a posição do seu ônibus em tempo real
Estações do Move
As estações Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho Pampulha, Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho funcionarão normalmente, 24 horas por dia.
Já as estações Rio de Janeiro e São Paulo, na Avenida Santos Dumont, estarão fechadas no sábado (1º), das 4h às 11h59. O atendimento será nas estações Tamoios e Carijós, na Avenida Paraná, que seguirão operando normalmente.
Ruas fechadas
O trânsito será alterado nas ruas e avenidas que os blocos vão passar. A recomendação da BHTrans é que os motoristas priorizem a Avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo.
Hipercentro, Floresta, Avenida Brasil, Savassi e Barro Preto: restrições começam a partir das 10h de sábado (1º), com variações nos horários de liberação conforme a região.
Hipercentro, Savassi e Avenida Brasil: interdições a partir de 10h de sábado até as 23h de terça-feira (3).
Floresta e Barro Preto: ruas fechadas a partir das 10h de sábado (1º), até as 23h. No domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4), os fechamentos serão entre 6h e 23h.
Avenida dos Andradas: interditada entre os dias 1º e 4º de março para os desfiles de blocos. A via ficará fechada, 24 horas em ambos os sentidos, no trecho entre as avenidas Silviano Brandão e Alphonsus Guimarães. O fechamento da Andradas ocorre a partir das 6h de sábado (1º).
Entorno do Mineirão: as ruas serão interditadas duas horas antes, de sábado (1º) a terça-feira (4), e liberadas duas horas após a dispersão.
Santa Tereza: as principais ruas do bairro serão interditadas uma hora antes do desfile do primeiro bloco, diariamente, entre sábado (1º) a terça-feira (4).
Mapa do trânsito de BH no Carnaval 2025
Prefeitura de BH/Divulgação
Transporte por aplicativos
Os veículos não terão acesso às áreas de desfiles, por isso, é importante que os usuários escolha o embarque e desembarque em ruas próximas que não estejam bloqueadas.
Metrô
De sábado a terça de Carnaval (1 a 4/3): metrô vai circular com 10 minutos de intervalo entre os trens, durante todo o dia.
No sábado de Carnaval (1º), as estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrem às 5h, com bilheterias em funcionamento.
Na Quarta-feira de Cinzas (14), o intervalo entre trens é de 10 minutos das 11h às 13h e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens é de 15 minutos.
Vale lembrar que a entrada dos usuários na Estação Central é, exclusivamente, pela Rua Aarão Reis. A saída dos usuários da Estação Central é, exclusivamente, pela escadaria da Praça da Estação.
O túnel que liga a Estação Central à Rua Sapucaí também fica fechado durante os dias de Carnaval.
Estacionamento rotativo 0800
O Estacionamento Rotativo não será cobrado durante o Carnaval, entre 1º e 4 de março. As áreas regulamentadas com a modalidade poderão ser utilizadas em todos os horários, sem a necessidade do acionamento de crédito eletrônico.
Táxi
Serão disponibilizados 19 pontos de táxi no entorno das áreas reservadas para os desfiles dos blocos, sendo 16 na região central, um no bairro Santa Tereza e dois na Pampulha. Faixas de sinalização indicarão os locais de embarque.
Vale lembrar que durante o Carnaval a tarifa de táxi é mais cara, e o valor cobrado será pela Bandeira 2.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Bookmark the permalink.