Baixa nos estoques de sangue em hemocentros pode comprometer realização de procedimentos médicos no noroeste paulista


Segundo a Prefeitura de Araçatuba (SP), desde o início de fevereiro, foram coletadas 774 bolsas de sangue, número abaixo do recomendado, que é de 1.500. Em São José do Rio Preto (SP), a situação também é critica. Hemocentro de Araçatuba (SP)
Hemocentro de Araçatuba/Divulgação
Hemocentros das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) registram baixa nos estoques de sangue às vésperas do carnaval. Situação que coloca em risco a realização de procedimentos cirúrgicos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em Araçatuba, prefeitura fez um alerta por conta da queda significativa que sempre acontece no Hemocentro durante a data comemorativa. Desde o início de fevereiro, os dados mostram que foram coletadas 774 bolsas de sangue, sendo necessário o total de 1.500 para atender a demanda dos hospitais da cidade e região.
Por conta da grande necessidade, o Hemocentro, que fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação, vai funcionar em um horário especial durante o feriado. Confira abaixo:
Segunda-feira, 3 de março: 7h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h
Quarta-feira, 5 de março: 7h30 às 12h30.
Período crítico
Atualmente, o Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) também trabalha com o estoque em nível crítico e alerta para a necessidade de novos doadores. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.
Hemocentro de Rio Preto
Reprodução / TV TEM
A unidade está localizada na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, bairro Jardim Panorama. A unidade estará fechada somente na terça-feira, dia 4 de março. Nos demais dias, o serviço funciona normalmente.
Necessidade de doadores
Em Rio Preto, a epidemia de dengue também influenciou na redução de doadores de sangue. A cidade já registrou, em dois meses de 2025, mais da metade dos casos positivos da doença no ano de 2024.
Na última atualização divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde na quarta-feira (26), o município registrou 20.840 casos confirmados e 13 óbitos neste ano. Nos dois primeiros meses de 2024, esse número era de 3.730, sem registro de mortes.
Ampliação em Jales
Em Jales (SP) , a prefeitura anunciou a ampliação do horário de atendimento em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o poder público, são 700 casos positivos de dengue somente neste ano.
As UBSs que funcionarão com serviço diferenciado são: Dra. Dra Zilda Arns Neumann, no Jardim Novo Mundo, e Ozil Joaquim Rezende, no Jardim Municipal. Além dos horários habituais, haverá ampliação das 17h às 22h. Aos sábados e domingos, o horário é das 8h às 13h para atendimento exclusivo de casos de dengue.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.