Em visita do governador, alunos cobram ar-condicionado em escola de Criciúma

Os alunos da escola estadual Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, aproveitaram a visita do governador Jorginho Mello (PL), em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, para cobrarem ar-condicionado nas salas de aulas e melhores condições devido ao calor excessivo. O protesto ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), em frente à Acic, onde o governador participava de um evento.

Alunos do Colegião protestam por melhores condições nas salas de aula

Manhã foi marcado por manifestação dos alunos do Colegião em busca da instalação de ar-condicionado nas salas de aula – Foto: Pedro de Jesus/ND

Alunos cobram ar-concionado no calor excessivo da cidade

A representante do MEC (Movimento Estudantil de Criciúma), Sara dos Santos, contou, em entrevista ao ND Mais, que de 32 salas, apenas nove possuem ar-condicionado e cinco deles não funcionam. “A fiação do Colegião é muito antiga, tem muita coisa que não funciona, a gente não tem nem ventilador”, disse.

A falta dos equipamentos tem afetado o desempenho dos estudantes, causando desconforto e até prejuízos à saúde. “Muitos alunos estão passando mal, os pais estão tendo que ir buscar os filhos. A gente já teve a presença de ambulância dentro da escola. Não temos cortinas, a situação está bem precária e insalubre”, contou.

Jorginho promete ar-condicionado até ano que vem

Jorginho Mello se manifestou sobre a cobrança dos estudante, afirmando que o governo trabalha para garantir condições adequadas para os alunos.

“As instalações dos ares-condicionados não eram cobradas há muitos anos e nós estamos fazendo isso. No máximo até ano que vem, todas as escolas estarão com os aparelhos ligados. Isso ainda não aconteceu porque estava sem atenção nenhuma. Estamos passando o estado a limpo”, comentou.

Jorginho Mello se manifesta sobre a falta de ar-condicionado na escolas

Governador se manifestou sobre as condições precárias dos alunos das escolas estaduais – Foto: Maycon Coral/NDTV Record

20% das escolas estaduais de Criciúma não tem refrigeração de ar

Criciúma conta com 54 unidades da rede estadual. Todavia, segundo a coordenadora Regional de Educação do município, Ronisi Guimarães, 80% das salas de aula possuem ar-condicionado.

“As demais salas de aula são de escolas que estão com projetos de reforma na rede elétrica e também receberão aparelhos de condicionadores de ar em breve”, disse.

Em nota, o governo ratificou que mais escolas vão passar por melhorias até o fim deste ano.

“A previsão para 2025 é de que 200 escolas passem por melhorias em suas instalações elétricas, garantindo mais segurança e qualidade para alunos e profissionais da educação”, disse o governo de Santa Catarina, em nota.

Bookmark the permalink.