Confira programação do Carnaval 2025 em Guaramiranga


A 26º edição do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga começa nesta sexta-feira (28) com programação gratuita.
Fausto Nilo e Marcos Lessa estão confirmados na programação
Guilherme Silva/Divulgação e Ítalo Kato/Divulgação
Quem visitar Guaramiranga durante o Carnaval 2025 poderá aproveitar a programação da 26ª edição do Festival Jazz & Blues. O evento conta com shows, bate-papos com atrações, oficinas, seminários e ações ambientais.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A abertura acontece nesta sexta-feira (28) e a programação segue até a terça-feira (4). São 17 atrações cearenses, nacionais e internacionais, somando 19 shows.
Com exceção das oficinas, que são para alunos já inscritos, todas as atividades do Festival são abertas ao público, livres para todas as idades. O acesso é gratuito, sem retirada de ingressos antecipados, mas o público é convidado a doar 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.
A seguir, confira a programação completa.
Sexta-feira (28)
A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 19 horas, no Teatro Rachel de Queiroz. O evento começará com o Projeto “Música é Para a Vida”, que traz o resultado da oficina Prática de Conjunto, ministrada pelos professores Rodrigo “Digão” Braz e Fábio Leal.
Em seguida, Carol Panesi Trio subirá ao palco com o show “Natureza é Casa”. Com Carol Panesi (violino, piano e voz), Fábio Leal (guitarra) e Rodrigo Digão Braz (bateria), o trio traz um repertório autoral que mistura criatividade, improvisação e brasilidade. Já a cantora Claudine apresentará o show “Raiz Exposta”, transitando entre jazz, blues e classic rock.
Sábado (1º)
No sábado (1º), acontece o seminário “A música no Ceará: desafios e perspectivas”, na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). O painel contará com a participação de: Maria Amélia Mamede, idealizadora e diretora do Festival Jazz & Blues; Dalwton Moura, jornalista, músico e produtor cultural; e Amaudson Ximenes, presidente do Sindicato dos Músicos do Ceará (Sindimuce).
Às 11h, o público poderá conferir o tradicional Café no Tom, na Praça do Teatro Municipal. O encontro será com o acordeonista Adelson Vian.
Os shows acontecem a partir das 16h30 na Cidade Jazz & Blues, no Estádio Municipal Jean Bardawil. Confira a seguir as apresentações confirmadas.
Sessão das 16h30:
Apresentação dos alunos de Carol Panesi na oficina de Prática de Conjunto;
Show “Elas, o Ceará e o Jazz” com Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues;
Léa Freire Quarteto, com Léa Freire (piano), Heriberto Porto (flauta), Fernando Brandt (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria).
Sessão das 21h:
Show “Samba e Amor – Homenagem a Chico Buarque”, com Jorge Helder, Filó Machado, Vanessa Moreno, Thiago Almeida, Stenio Gonçalves e Michael da Silva;
“Afinidades”, apresentado por Adelson Viana, Cristóvão Bastos e Cainã Cavalcante.
Domingo (2)
No domingo, acontece mais um seminário, também às 9h. O assunto será “Festivais de Música: um patrimônio cultural”, com a participação de Heriberto Porto; Cris Vale, Analista de Projetos Culturais na Secult-CE; e Maria Amélia Mamede.
Às 11h, acontece o Café no Tom, na Praça do Teatro Municipal, com o gaitista Maurício Einhorn.
Já os shows acontecem em duas sessões, às 16h30 e 21h.
Sessão das 16h30:
Apresentação dos alunos de Prática de Conjunto do professor Juvêncio Linhares;
Show “Meus heróis da guitarra” com Caike Falcão, Claudette King e Bruno Marques Band.
Sessão das 21h:
Maurício Einhorn;
Show “Batida Diferente, Três Gerações” com Maurício Einhorn Quarteto, Adriano de Souza (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Anderson Maia (bateria);
Show “Saudades do Brasil – Marcos Lessa canta Elis Regina”, com Marcos Lessa.
Segunda-feira (3)
A partir das 11h, o público poderá conferir o tradicional Café no Tom, na Praça do Teatro Municipal. O encontro será com o compositor Fausto Nilo. Já os shows acontecem em duas sessões, às 16h30 e 21h.
Sessão das 16h30:
Show “Choros & Pianos”, com o pianista André Mehmari, de Niterói, ao lado de Edu Ribeiro (bateria) e Thiago Espírito Santo (contrabaixo elétrico);
Show “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, apresentado por duas jovens instrumentistas de jazz da América Latina, Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela), além de Raphael dos Santos (violão), Miguel Dias (baixo), Jéssica Zarpey (percussão) e Lourenço Vasconcelos (bateria).
Sessão das 21h:
Show “Especial Djavan”, com o pianista carioca Jonathan Ferr;
Show “Além desse futuro”, com Fausto Nilo, Alex Ramon (violão e guitarra), Tito Freitas (piano), Jorge Helder (baixo acústico) e Mingo Araújo (percussão).
Terça-feira (4)
As duas igrejas localizadas no Centro de Guaramiranga vão receber atrações do Festival na manhã de terça-feira. Às 9h, na Igreja da Gruta, o violonista Alisson Felix, influenciado musicalmente pela obra de Guinga, apresenta “Cheio de Dedos”, em homenagem ao compositor e violonista carioca, acompanhado pelo baixista Juvêncio Linhares.
Às 11h, o Duo-Denny-Maia, formado por Marcos Maia e Denny Almeida, apresenta repertório de arranjos e composições autorais em gêneros de música instrumental brasileira, como baião, samba, choro, MPB, além de interpretações de jazz, blues, flamenco, latinos e música cigana.
E na Praça Municipal de Guaramiranga, às 10h, o grupo Dona Zefinha apresenta “Ch@furdo”, um divertido espetáculo cênico-musical para todas as idades.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Bookmark the permalink.