Como a tecnologia transformou o atendimento ao público em Pomerode

Como a tecnologia transformou o atendimento ao público em Pomerode

Pomerode agora também se destaca pela eficiência em serviços públicos – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

Pomerode, conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil, agora também se destaca pela eficiência em serviços públicos. Graças a investimentos em tecnologia e mudanças no sistema de cobrança de tributos municipais, a emissão de certidões negativas, alvarás de construção, habite-se e análises de projetos ganharam celeridade. Processos que antes demoravam até 20 dias agora são executados em menos de uma semana.

Para o cidadão, a mudança mais visível foi a adoção do boleto registrado – em substituição ao modelo tradicional de cobrança, via convênio da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). Isso reduz o tempo de compensação de pagamentos e permite que os processos sigam o fluxo burocrático mais rapidamente. O controle dos processos é feito por uma integração ao sistema de gestão do município, da catarinense IPM Sistemas.

“O maior beneficiado é o contribuinte, que percebe a redução da burocracia no dia a dia. Antes, ele precisava esperar a confirmação do pagamento para seguir com a solicitação de documentos ou dar andamento a processos. Se uma análise de projeto levava 20 dias, agora pode ser feita em cinco. Isso representa um ganho direto para quem depende dos serviços públicos”, afirma Gilson Juari Wudtke, da Secretaria de Finanças do Município.

A mudança também eliminou problemas frequentes, como a duplicidade de pagamentos, que exigiam o reembolso ao cidadão e geravam retrabalho para o setor público. Agora, com a compensação feita de forma automática, os processos seguem com mais fluidez e sem necessidade de intervenção manual.

Segundo Marcelo Alvin Kiefer, coordenador de desenvolvimento de software de tributação da IPM Sistemas, a nova estrutura eliminou gargalos internos. “Antes, a baixa de um boleto podia levar até três dias e dependia de um funcionário. Se ele estivesse de férias ou afastado, o processo poderia ficar parado. Agora, a compensação é automática, o sistema processa os dados assim que o banco os disponibiliza, e o cidadão pode ter sua CND de forma rápida sem precisar aguardar dias a baixa do débito”, explica

Empresa de SC inova em processos digitais

A burocratização de demandas que deveriam ser mais simples e ágeis está na lista das maiores insatisfações do cidadão com o serviço público. Hoje, existem diversas maneiras de oferecer uma experiência com menos etapas, redução do tempo de espera e com mais resultado para a população.

Como a tecnologia transformou o atendimento ao público em Pomerode – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

Pensando em facilitar a rotina e o trabalho de quem está na outra ponta, a IPM Sistemas lançou a atualização do Módulo Processo Digital, agora ainda mais ágil e organizada de forma prática, reunindo em uma só tela todas as etapas do seu processo, incluindo anexos e datas importantes, sem precisar atrelar cada estágio em outras plataformas.

“Fizemos estudos aprofundados em diversas prefeituras ao longo de vários meses para garantir que as novas funcionalidades atendessem às necessidades reais dos servidores públicos. Essa pesquisa permitiu identificar os desafios e demandas comuns enfrentados no dia a dia da gestão pública, servindo como base para o desenvolvimento de soluções personalizadas e eficazes”, explica o coordenador de desenvolvimento do módulo de Governo Digital da IPM, Leonardo Maciel. “É uma série de melhorias pensadas para dar ainda mais rapidez e automação aos processos, que são grandes diferenciais nos nossos sistemas”, completa Maciel.

Conheça a Árvore do Processo Digital

Pensando em facilitar a rotina e o trabalho dos servidores na gestão de documentos, a IPM desenvolveu a “Árvore do Processo Digital”, ferramenta inovadora, capaz de organizar anexos de maneira automática e intuitiva para os servidores. Em vez de pilhas de papel ou pastas digitais desorganizadas, os documentos de um processo serão automaticamente agrupados por etapas da movimentação, economizando tempo dos servidores e agilizando o atendimento ao cidadão.

A funcionalidade segue uma estrutura parecida com a árvore genealógica. Cada membro da família é uma etapa do processo e, dentro de cada uma das etapas, constam todos os anexos, documentos e demais informações pertinentes àquele estágio, tudo de forma prática e de fácil acesso. A pré-visualização e a navegação facilitada permitem encontrar rapidamente as cláusulas ou documentos relevantes, muito útil em processos de obras públicas que necessitam de maior agilidade e precisão para achar documentos em projetos e plantas.

Pensando em facilitar a rotina e o trabalho dos servidores na gestão de documentos, a IPM desenvolveu a “Árvore do Processo Digital”, ferramenta inovadora – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

Além disso, a assinatura automática dos relatórios de movimentação agiliza o processo, eliminando a necessidade de assinatura manual e ocorre automaticamente, em segundo plano. Após a emissão do comprovante de movimentação do processo, o sistema adiciona uma tarja com as informações do assinante e, por fim, anexa o documento ao processo.

A funcionalidade de impressão do Processo Completo também foi aprimorada, oferecendo maior clareza e organização. Agora, no cabeçalho, as informações relacionadas a cada documento ficam dispostas com fácil acesso, facilitando a consulta de arquivos para fins de auditoria ou encaminhamentos a órgãos externos.

As novas funcionalidades otimizam a gestão dos processos nos órgãos, tornando os processos mais eficientes, transparentes e ágeis, beneficiando tanto os servidores internos quanto os cidadãos. É muito mais tecnologia e agilidade para as prefeituras e qualidade de vida para o cidadão.

Sobre a IPM Sistemas

Como a tecnologia transformou o atendimento ao público em Pomerode – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

A IPM atua há três décadas no desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão pública, com foco em sistemas de gestão e IA para Municípios. Hoje, impacta as vidas de mais de 30 milhões de brasileiros, facilitando 150 milhões de autoatendimentos digitais ao cidadão por ano e promovendo uma economia anual de mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos com a transformação digital.

Com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul, a IPM tem um time de 800 talentos. Reconhecida por sua cultura organizacional, foi certificada pelo selo GPTW pelo 5º ano consecutivo, conquistou o 2º lugar nacional entre as melhores empresas para pessoas LGBTIQIA+ e o 23º lugar para mulheres. Além disso, em 2023 e 2024, foi premiada como uma das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil.

Bookmark the permalink.