Sepultamento de trabalhador que morreu em obra na Estrutural é nesta quarta-feira


Sebastião Leitão tinha 44 anos, era casado e pai de dois filhos. Ele morreu após ser atingido por estrutura metálica que pesava 350 kg. Sebastião Leitão, 44 anos, morreu em acidente em obra na Cidade Estrutural, no DF
Arquivo
O sepultamento de Sebastião Leitão de 44 anos, que morreu após ser atingido por uma estrutura metálica de 350 kg enquanto trabalhava em uma obra na Cidade Estrutural, está marcado para esta quarta-feira (14) às 8h30 no cemitério de Taguatinga.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Sebastião nasceu no Maranhão e trabalhava na montagem de um galpão quando sofreu o acidente de trabalho (veja imagem abaixo) . Morador do Sol Nascente há 27 anos, ele era casado e pai de dois filhos – uma jovem de 20 anos e um adolescente de 16.
Entenda o caso
Trabalhador morre após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF
CBMDF/Reprodução
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, Sebastião não usava Equipamento de Proteção Individual (EPI) no momento do acidente, na segunda-feira (12). Testemunhas disseram que a empresa responsável pela obra não forneceu os equipamentos de segurança, mas a empresa nega.
A Look Painéis informou que não atua no ramo da construção civil e que contratou um mestre de obras para executar o projeto. A empresa disse que fornece EPIs aos funcionários “dentro da legislação”, e que o trabalhador não era contratado direto, mas que havia um mestre de obras responsável.
A empresa disse também que “mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.” (leia nota na íntegra ao final da reportagem).
Investigação
O caso está sendo apurado pela 8ª Delegacia de Polícia, da Cidade Estrutural. Segundo a delegada Bruna Eiras, foi instaurado um inquérito para apurar se houve negligência por parte da empresa.
Ela diz ainda que, mesmo com a contratação de um terceiro — um mestre de obras —, pode haver responsabilidade solidária entre ele e a empresa contratante, a Look Painéis.
O Ministério Público do Trabalho também vai investigar o acidente. Segundo o órgão, auditores-fiscais do trabalho serão designados para analisar o caso.
O que diz a Look Painéis
“Sobre a morte do Sr. Sebastião hoje em uma obra da empresa, informamos que a empresa não é do ramo de obras, e sim de outras atividades. Para a realização dessa obra, houve a contratação de um terceiro, um mestre de obras, e foi ele quem contratou o Sr. Sebastião.
Para os funcionários da empresa são entregues EPIs, tudo dentro da legislação, conforme a documentação que possuímos. Lamentamos profundamente o ocorrido e destacamos que, mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.
Estamos agindo dentro de uma perspectiva humana, prestando apoio à família, mesmo entendendo que não há responsabilidade jurídica direta da empresa sobre essa situação. Ainda assim, vamos ajudar a família nesse momento de dor. Nos compadecemos sinceramente com a dor que estão enfrentando.”
Trabalhador morre após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF
LEIA TAMBÉM:
‘VOU MATAR ELE LOGO’: professor do DF denuncia ameaças de morte feita por alunos
OPERAÇÃO: PF prende suspeitos de fraudarem acesso biométrico de contas de plataformas do governo federal
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Bookmark the permalink.