Governo Lula lamenta morte de Mujica: ‘A pessoa mais extraordinária’

Governo Lula lamenta morte de Mujica

Governo Lula lamenta morte de Mujica – Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo Lula lamentou a morte de José Alberto “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos, em Montevidéu. Mujica faleceu após lutar contra um câncer no esôfago, diagnosticado em abril do ano passado, e que se espalhou para outras partes de seu corpo.

Nos últimos meses, ele havia levado uma vida mais reclusa e estava em cuidados paliativos. Sua esposa, Lucia Topolanksy, informou que ele estava em estágio terminal.

Governo Lula lamenta morte de Mujica

Em nota, o governo brasileiro informou que em dezembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Brasil a estrangeiros, durante visita a Montevidéu.

Na ocasião, Lula descreveu o ex-presidente uruguaio como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem teve contato.

“Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, diz o governo Lula.

Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015 e era conhecido por seu estilo de vida simples. Ele ficou famoso por dirigir um fusca antigo e por doar grande parte de seu salário para projetos sociais. Durante seu governo, foi um defensor da integração regional, sendo um importante apoiador do Mercosul, da Unasul e da Celac, além de uma referência para a esquerda latino-americana.

Nas redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também lamentou a morte de Mujica:

Governo Lula lamenta morte de Mujica – Foto: Fernando Haddad/@@Haddad_Fernando/X/Reprodução

Aos 89 anos, Mujica completaria 90 anos no próximo dia 20 de maio. Nos últimos dias, ele estava em Montevidéu, onde morava em uma chácara afastada. Sua saúde, debilitada, fez com que ele não comparecesse às eleições regionais do Uruguai, realizadas no último domingo (11).

Governo Lula lamenta morte de Mujica – Foto: Reprodução/redes sociais/@pepe.mujicaok/ND

Mujica é lembrado por sua postura política e filosófica, além de seu trabalho pela integração da América Latina. Ele se tornou um símbolo de simplicidade e de compromissos sociais, sendo uma figura importante da política regional.

Bookmark the permalink.