Fechada há 4 anos, governo do AC lança aviso de licitação para revitalizar Biblioteca da Floresta


Edital de licitação deve ser aberto em 1º de dezembro pela Seop. Espaço cultural está fechado desde 2019 e um incêndio em 2022 queimou parte do acervo. Edital de licitação deve ser aberto em 1º de dezembro
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O governo do Acre lançou nesta sexta-feira (10) um aviso de licitação para contratação de empresa de engenharia que vai revitalizar a Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, um dos pontos culturais de Rio Branco fechado desde 2019.
A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) fará a abertura do edital em 1º de dezembro. O investimento é de R$ 3,8 milhões.
LEIA MAIS:
FEM aguarda liberação de recursos para fazer licitação e iniciar revitalização da Biblioteca da Floresta
Obra da Biblioteca da Floresta segue parada mesmo com recomendação do MP-AC
Em agosto, a Fundação Elias Mansour (FEM) anunciou que estava com o projeto de revitalização pronto e aguardava a solução de entraves burocráticos para dar início às obras.
Portas fechadas
A biblioteca segue fechada desde 2019, e também foi atingida por um incêndio em 2022. Na época, o Corpo de Bombeiros disse que equipes de dois batalhões foram enviadas ao local para apagar as chamas e foram usados cerca de 6 mil litros de água. O incêndio se concentrou na parte de baixo da biblioteca, onde ficava o atendimento e onde eram guardados os arquivos. A gestão da biblioteca afirmou que as chamas não atingiram o acervo histórico do local, apenas arquivos com documentos.
Em 2021, o Ministério Público do Acre (MP-AC) chegou a instaurar um procedimento preparatório para apurar a falta de manutenção do espaço cultural. Na época, o órgão deu um prazo de 30 dias para a FEM apresentasse um cronograma para execução de reforma.
Em 2022, o Ministério Público Federal representou ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual pedindo que o governo do estado tomasse medidas urgentes de intervenção para preservação do patrimônio e restabelecimento do funcionamento.
Biblioteca da Floresta é atingida por incêndio em Rio Branco
Elderico Silva/Rede Amazônica
Em maio do mesmo ano, o prédio da biblioteca pegou fogo. Na época, o Corpo de Bombeiros disse que equipes de dois batalhões foram enviadas ao local para apagar as chamas e foram usados cerca de 6 mil litros de água. O incêndio se concentrou na parte de baixo da biblioteca, onde ficava o atendimento e onde eram guardados os arquivos.
Logo depois, a gestão da biblioteca afirmou que as chamas não atingiram o acervo histórico do local, apenas arquivos com documentos.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.