{"id":13923,"date":"2024-08-13T06:44:20","date_gmt":"2024-08-13T09:44:20","guid":{"rendered":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/noticia\/13923"},"modified":"2024-08-13T06:44:20","modified_gmt":"2024-08-13T09:44:20","slug":"queda-de-aviao-em-parafuso-em-vinhedo-o-que-ja-e-possivel-saber-e-por-que-investigacao-e-diferente-de-outras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/noticia\/13923","title":{"rendered":"Queda de avi\u00e3o em parafuso em Vinhedo: o que j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel saber e por que investiga\u00e7\u00e3o \u00e9 diferente de outras?"},"content":{"rendered":"

Nenhuma das 62 pessoas a bordo da aeronave sobreviveu neste que \u00e9 considerado o 5\u00ba acidente mais fatal da hist\u00f3ria brasileira e aconteceu na ultima sexta-feira (9). Quatro dias ap\u00f3s a queda da aeronave ATR 72 500, as caixas pretas do voo que decolou de Cascavel, no Paran\u00e1, e despencou em parafuso em Vinhedo, no interior de S\u00e3o Paulo, j\u00e1 foram encontradas \u2014 e as grava\u00e7\u00f5es j\u00e1 foram extra\u00eddas, segundo o Cenipa. Nenhuma das 62 pessoas a bordo da aeronave sobreviveu, neste que \u00e9 considerado o 5\u00ba acidente mais fatal da hist\u00f3ria brasileira e aconteceu na ultima sexta-feira (9).
\nPara Ricardo Gallo, coordenador das editorias de Mundo e de Fato ou Fake do g1 e especializado na cobertura de avia\u00e7\u00e3o, “faltam pe\u00e7as para encaixar nesse quebra-cabe\u00e7a” e entender as reais causas da queda da aeronave, “mas as informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis est\u00e3o l\u00e1”.
\n“Os v\u00eddeos gravados permitem que voc\u00ea reconstitua e tire algumas conclus\u00f5es sobre a din\u00e2mica da queda. Por exemplo: n\u00e3o \u00e9 vis\u00edvel ali nenhuma pe\u00e7a que tenha se desprendido do avi\u00e3o durante a queda”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta ter\u00e7a-feira (13).
\nComo explica Gallo, \u00e9 poss\u00edvel ouvir barulho, o que indica que havia motores funcionando.
\n“Al\u00e9m disso, essa din\u00e2mica \u00e9 importante. Por que ela \u00e9 diferente de outros acidentes? \u00c9 comum em falhas estruturais o avi\u00e3o se despeda\u00e7ar no ar. Ent\u00e3o, cada pe\u00e7a vai parar num lugar. Isso tem um trabalho adicional de busca dessas pe\u00e7as”, explica Gallo.
\nImagem feita por drone mostra trabalho das equipes de emerg\u00eancia em local da queda do avi\u00e3o da Voepass em Vinhedo (SP), em 10 de agosto de 2024.
\nCarla Carniel\/ Reuters
\n“O fato de voc\u00ea ter a m\u00e3o um avi\u00e3o relativamente \u00edntegro no ch\u00e3o \u2014 ele se espatifou, mas as pe\u00e7as est\u00e3o l\u00e1, com os dois motores \u2014, com a parte de tr\u00e1s do avi\u00e3o, com as caixas pretas, e voc\u00ea tendo acesso \u00e0s conversas eventuais, conversas do controle de tr\u00e1fego a\u00e9reo, os investigadores t\u00eam a m\u00e3o todos os elementos poss\u00edveis para conseguir elucidar.”
\nAlguns corpos j\u00e1 foram identificados, embora o reconhecimento de todas as v\u00edtimas ainda n\u00e3o tenha prazo para terminar. A Pol\u00edcia-T\u00e9cnico Cient\u00edfica de S\u00e3o Paulo afirmou que as v\u00edtimas morreram de politraumatismo.
\nOu\u00e7a a \u00edntegra do epis\u00f3dio aqui.
\n\u2018Gelo severo\u2019 \u00e9 hip\u00f3tese mais prov\u00e1vel<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Nenhuma das 62 pessoas a bordo da aeronave sobreviveu neste que \u00e9 considerado o 5\u00ba acidente mais fatal da hist\u00f3ria brasileira e aconteceu na ultima sexta-feira (9). Quatro dias ap\u00f3s a queda da aeronave ATR 72 500, as caixas pretas do voo que decolou de Cascavel, no Paran\u00e1, e despencou… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-13923","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13923","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=13923"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13923\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=13923"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=13923"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=13923"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}