{"id":15186,"date":"2024-08-15T23:07:37","date_gmt":"2024-08-16T02:07:37","guid":{"rendered":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/noticia\/15186"},"modified":"2024-08-15T23:07:37","modified_gmt":"2024-08-16T02:07:37","slug":"laudo-contratado-pelo-governo-de-sp-diz-que-cratera-na-marginal-tiete-foi-provocada-por-vazamento-da-sabesp-e-nao-pelo-tatuzao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/noticia\/15186","title":{"rendered":"Laudo contratado pelo governo de SP diz que cratera na Marginal Tiet\u00ea foi provocada por vazamento da Sabesp, e n\u00e3o pelo ‘tatuz\u00e3o’"},"content":{"rendered":"
Sabesp nega culpa no caso. Acidente aconteceu em fevereiro de 2022, durante as obras da Linha 6-Laranja do Metr\u00f4, e n\u00e3o deixou feridos. Laudo aponta que “tatuz\u00e3o” n\u00e3o teve rela\u00e7\u00e3o com cratera na marginal em 2022
\nUm laudo, contratado pelo governo de S\u00e3o Paulo, concluiu que a cratera que se abriu na Marginal Tiet\u00ea em 2022, durante as obras da Linha 6-Laranja, n\u00e3o teve rela\u00e7\u00e3o com o avan\u00e7o do “tatuz\u00e3o” do Metr\u00f4.
\nSegundo o estudo, o ch\u00e3o cedeu depois que uma supertubula\u00e7\u00e3o da Sabesp se rompeu. O novo relat\u00f3rio aponta que o sistema de esgoto da regi\u00e3o estaria operando com sobrecarga em diversos dias e que esse fator, aliado \u00e0 chuva, pode ter levado ao rompimento.
\nA Sabesp disse que n\u00e3o teve acesso ao relat\u00f3rio, mas que uma an\u00e1lise do Instituto de Pesquisas Tecnol\u00f3gicas apontou, como causa do acidente, a passagem do tatuz\u00e3o, sem que fossem tomadas as devidas medidas protetivas.
\nConclus\u00f5es do relat\u00f3rio
\nO SP2 teve acesso, com exclusividade, ao relat\u00f3rio de 700 p\u00e1ginas que d\u00e1 a palavra final sobre as causas do acidente.
\nA empresa contratada pelo governo do estado chegou a uma conclus\u00e3o depois de ouvir os dois lados da hist\u00f3ria: a Sabesp, que colocava a culpa na obra da Linha 6, e a construtora da linha, que colocava a culpa na Sabesp.
\nO estudo, feito por um cons\u00f3rcio de empresas especializadas, concluiu que “a passagem do tatuz\u00e3o por si s\u00f3 n\u00e3o poderia ser a causa da ruptura”, j\u00e1 que “a escava\u00e7\u00e3o da tuneladora n\u00e3o \u00e9 um evento que possa desencadear um mecanismo de colapso”.
\nO relat\u00f3rio aponta, ainda, que “a pressuriza\u00e7\u00e3o da rede de esgoto, por outro lado, \u00e9 um fator que poderia ser a causa de um vazamento, e desencadear uma perda de resist\u00eancia do terreno”.
\nOs especialistas que assinam o laudo levaram em conta dois cen\u00e1rios para analisar o fluxo na esta\u00e7\u00e3o de esgoto Nova Piqueri entre abril de 2020 e fevereiro de 2022: um com uma taxa de liga\u00e7\u00f5es clandestinas maior, e outro, com uma menor.
\nNa proje\u00e7\u00e3o que considerou mais liga\u00e7\u00f5es irregulares sobrecarregando o sistema, “dos 672 dias analisados, 61 teriam ultrapassado o volume [acima] de 111 mil m\u00b3. Dessa forma, em ao menos 10% dos dias de funcionamento, o interceptor de esgoto que se rompeu poderia estar sob press\u00e3o”.
\nDe acordo com o documento, a chuva teria contribu\u00eddo para a sobrecarga.
\n“O interceptor de esgoto n\u00e3o estava dimensionado para esta situa\u00e7\u00e3o”, e h\u00e1 indicativos de “que o revestimento dele estava fissurado e sua estanqueidade \u2014 sua capacidade de impedir a passagem de l\u00edquidos – n\u00e3o estava garantida”.
\nSegundo Pedro Lyra, coordenador de engenharia civil do Instituto Mau\u00e1, a localiza\u00e7\u00e3o do interceptor da Sabesp dificulta a identifica\u00e7\u00e3o de qualquer problema.
\n“L\u00e1 no in\u00edcio do projeto, a gente imagina uma vaz\u00e3o, uma press\u00e3o, e \u00e9 colocado no projeto, e a tubula\u00e7\u00e3o \u00e9 dimensionada para isso. Quando essa premissa do projeto n\u00e3o \u00e9 respeitada, isso pode ocasionar a ruptura. Essa estrutura \u00e9 diferente de uma viga, \u00e9 enterrada, a gente n\u00e3o tem muito sinal de que vai romper quando atinge o seu limite\u201d, explicou.
\nCratera na Marginal Tiet\u00ea
\nOper\u00e1rios da obra gravaram o momento em que o supert\u00fanel se rompeu e o esgoto cobriu o que tinha pela frente. Foram 50 dias at\u00e9 toda a \u00e1gua suja ser bombeada e sete meses at\u00e9 que a perfura\u00e7\u00e3o dos t\u00faneis fosse retomada.
\nA concession\u00e1ria Acciona teve de construir um desvio para o trecho da pista local da Marginal, que foi engolido pela cratera. Teve tamb\u00e9m que limpar, desinfetar os t\u00faneis do futuro Metr\u00f4 e trocar toda a parte el\u00e9trica dos tatuz\u00f5es que ficaram debaixo da \u00e1gua podre.
\nO SP2 apurou que tudo isso custou cerca de R$ 300 milh\u00f5es. Com o laudo final em m\u00e3os, a concession\u00e1ria agora pode cobrar o ressarcimento.
\nO que dizem os envolvidos
\nO governo disse que vai anexar o documento ao processo que investiga o acidente.
\nA Sabesp falou que n\u00e3o teve acesso ao relat\u00f3rio, mas que uma an\u00e1lise do Instituto de Pesquisas Tecnol\u00f3gicas apontou, como causa do acidente, a passagem do tatuz\u00e3o, sem que fossem tomadas as devidas medidas protetivas.
\nJ\u00e1 a concession\u00e1ria Acciona afirma que o estudo refor\u00e7a que n\u00e3o houve omiss\u00e3o ou responsabilidade da construtora no rompimento do esgoto. Informou tamb\u00e9m que aguarda o desfecho do processo para tomar as provid\u00eancias cab\u00edveis.
\nVeja o momento do desmoronamento em obra do metr\u00f4 na Marginal Tiet\u00ea, em SP<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Sabesp nega culpa no caso. Acidente aconteceu em fevereiro de 2022, durante as obras da Linha 6-Laranja do Metr\u00f4, e n\u00e3o deixou feridos. Laudo aponta que “tatuz\u00e3o” n\u00e3o teve rela\u00e7\u00e3o com cratera na marginal em 2022 Um laudo, contratado pelo governo de S\u00e3o Paulo, concluiu que a cratera que se… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-15186","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15186","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15186"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15186\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15186"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15186"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15186"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}