{"id":198383,"date":"2025-04-03T06:08:32","date_gmt":"2025-04-03T09:08:32","guid":{"rendered":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/noticia\/198383"},"modified":"2025-04-03T06:08:32","modified_gmt":"2025-04-03T09:08:32","slug":"em-media-nove-postes-sao-atingidos-por-acidentes-todos-os-dias-em-sc-veja-ranking-de-cidades","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/acre.jornalfloripa.com.br\/noticia\/198383","title":{"rendered":"Em m\u00e9dia, nove postes s\u00e3o atingidos por acidentes todos os dias em SC; veja ranking de cidades"},"content":{"rendered":"
A cada dia, uma m\u00e9dia de nove postes s\u00e3o atingidos por ve\u00edculos em Santa Catarina. Os dados foram levantados pela Celesc (Centrais El\u00e9tricas de Santa Catarina) a pedido do Grupo ND<\/strong>. No ano passado foram 3.206 postes que precisaram de troca ou manuten\u00e7\u00e3o ap\u00f3s ser avariado em abalroamentos, popularmente conhecidas como batidas ou colis\u00f5es. Um crescimento de 2,89% em compara\u00e7\u00e3o com o ano anterior quando foram registrados 3.116 acidentes.<\/p>\n Em m\u00e9dia, s\u00e3o nove postes atingidos por ve\u00edculos em Santa Catarina todos os dias \u2013 Foto: Flavio Tin\/Arquivo\/ND<\/p>\n<\/div>\n Segundo a Celesc, a maioria das ocorr\u00eancias foram registradas em \u00e1reas urbanas, com 2.562 no ano passado, frente a 2.458 em 2023. J\u00e1 na zona rural, foram 644 em 2024 e 658 em 2023.<\/p>\n A cidade de Joinville lidera o \u201cranking\u201d de dez munic\u00edpios com mais ocorr\u00eancias deste tipo. No ano passado, a maior cidade do Estado registrou 218 ocorr\u00eancias, mais do que o dobro da segunda colocada, Itaja\u00ed, que teve 104. Florian\u00f3polis aparece em terceiro lugar, com 101 ocorr\u00eancias.<\/p>\n Maior parte dos danos \u00e0 rede da Celesc, em raz\u00e3o dos postes atingidos, s\u00e3o em \u00e1reas urbanas \u2013 Foto: Leo Munhoz\/Arquivo\/ND<\/p>\n<\/div>\n O gerente do Departamento de Opera\u00e7\u00e3o da Celesc, Rog\u00e9rio Benedicto, explicou que existem alguns tipos de abalroamentos, mas o principal \u00e9 o choque do ve\u00edculo com postes.<\/p>\n Ele lembra ainda que, al\u00e9m do custo dos materiais e da m\u00e3o de obra envolvidos, h\u00e1 tamb\u00e9m os impactos financeiros relacionados \u00e0 falta de energia, dentre eles o custo de energia n\u00e3o distribu\u00edda, compensa\u00e7\u00f5es a serem pagas aos consumidores afetados e ressarcimento de danos el\u00e9tricos em equipamentos de clientes.<\/p>\n \u201cO impacto \u00e9 muito grande. Haver\u00e1 falta de energia e o tempo de restabelecimento \u00e9 grande devido \u00e0 necessidade da troca do poste\u201d, disse Benedicto.<\/p>\n Em casos de postes atingidos, Celesc orienta que a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o se aproxime de fios e cabos partidos ou ca\u00eddos e que n\u00e3o toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede el\u00e9trica \u2013 Foto: Flavio Tin\/Arquivo\/ND<\/p>\n<\/div>\n A orienta\u00e7\u00e3o da Celesc \u00e9 que a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o se aproxime de fios e cabos partidos ou ca\u00eddos e que n\u00e3o toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede el\u00e9trica. Em caso de ocorr\u00eancias que envolvam a rede el\u00e9trica, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 que procure a Central de atendimento da Celesc pelo telefone 0800 048 0196.<\/p>\n Em casos em que a pessoa se encontra dentro de um autom\u00f3vel que for atingido por um cabo que caiu do poste ap\u00f3s a batida, a orienta\u00e7\u00e3o \u00e9 acionar tamb\u00e9m o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do ve\u00edculo e n\u00e3o tocar na parte met\u00e1lica.<\/p>\n O processo de cobran\u00e7a de indeniza\u00e7\u00e3o de danos no sistema el\u00e9trico de distribui\u00e7\u00e3o por responsabilidade de terceiros \u2013 que inclui os eventos de abalroamento \u2013 \u00e9 definido por um procedimento interno.<\/p>\n Quando \u00e9 poss\u00edvel identificar o respons\u00e1vel, \u00e9 informado a ele os custos calculados da indeniza\u00e7\u00e3o, sendo acionado de forma administrativa. Caso n\u00e3o haja acordo administrativo, o respons\u00e1vel pode ser acionado judicialmente.<\/p>\n Em muitos dos casos o condutor n\u00e3o est\u00e1 no local, ou seja, ele provoca a colis\u00e3o, vai embora, mas deixa o ve\u00edculo. Nestes casos, a Celesc entra em contato com a pol\u00edcia para buscar identificar o condutor ou o dono do ve\u00edculo.<\/p>\n Vale ressaltar que a indeniza\u00e7\u00e3o se refere unicamente aos custos de materiais e m\u00e3o de obra envolvidos, sem considerar os demais impactos financeiros.<\/p>\n Geralmente, os casos demoram a ser julgados quando chegam \u00e0 Justi\u00e7a. No fim do ano passado, colegiados do TJSC (Tribunal de Justi\u00e7a de Santa Catarina) julgaram dois casos envolvendo este tipo de situa\u00e7\u00e3o e deram ganho de causa a Celesc.<\/p>\n Em um dos casos, uma empresa foi condenada a ressarcir \u00e0 Celesc R$ 3.806,31, valor a ser corrigido pelo INPC, a contar do efetivo preju\u00edzo, ocorrido em setembro de 2018, e acrescido de juros de mora de 1% ao m\u00eas, a partir do evento.<\/p>\n Quem tamb\u00e9m acabou condenada por repara\u00e7\u00e3o de danos e teve que indenizar a Celesc foi a Casan.\u00a0 Em agosto de 2020, uma m\u00e1quina da Casan colidiu com um poste de energia el\u00e9trica na cidade de Irani. O poste precisou ser trocado, gerando preju\u00edzo material. No processo, a Celesc alegou que buscou, sem sucesso, a cobran\u00e7a na via administrativa. O TJSC acabou condenando a Casan ao pagamento de R$ 3.100,44, acrescido de corre\u00e7\u00e3o monet\u00e1ria.<\/p>\n A cada dia, uma m\u00e9dia de nove postes s\u00e3o atingidos por ve\u00edculos em Santa Catarina. Os dados foram levantados pela Celesc (Centrais El\u00e9tricas de Santa Catarina) a pedido do Grupo ND. No ano passado foram 3.206 postes que precisaram de troca ou manuten\u00e7\u00e3o ap\u00f3s ser avariado em abalroamentos, popularmente conhecidas… Continue lendo <\/p>\n
Maior parte das ocorr\u00eancias s\u00e3o em \u00e1reas urbanas<\/h2>\n
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Ressarcimento de danos \u00e0 rede da Celesc<\/h2>\n
Ocorr\u00eancias com postes atingidos<\/h2>\n
2023<\/h3>\n
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2024<\/h3>\n
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Ranking de Munic\u00edpios \u2013 2024<\/h2>\n
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