Onça Maraisa deixa Parque Chico Mendes e deve ser levada a Brasília


Parceria entre ICMBio e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) busca reunir animais em idade reprodutiva, e prepara a onça para morar na capital brasileira. Maraisa foi resgatada em 2022 junto com outra filhote, chamada Maiara
Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
A onça Maraisa vai deixar o Parque Chico Mendes, em Rio Branco, e morar em Brasília. A mudança é parte dos esforços de preservação dos animais e ainda não tem data para acontecer. Ela foi resgatada em 2021 junto a outra filhote, que recebeu o nome de Maiara no Parque Chico Mendes.
Leia mais
Filhotes de onças resgatadas são batizadas com o nome da dupla sertaneja Maiara e Maraisa no AC
Sem mirante e casa de memória, Parque Chico Mendes em Rio Branco reabre ao público nesta terça-feira (7)
Saiba como funcionam as visitações e atividades no Parque Chico Mendes em Rio Branco
O médico veterinário Talisson Felipe explica que a mudança deve ocorrer por meio de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), que busca reunir animais em idade reprodutiva.
“Esses animais chegaram filhotinhos pra gente e, desde então, a gente sabia que quando elas atingissem uma idade juvenil propícia para se juntar a um macho elas seriam separadas, em uma tentativa de preservação e reprodução”, diz.
O zoológico de Brasília tem dois machos em idade reprodutiva, e por isso deve ser o destino de Maraisa. Porém, a mudança só pode acontecer quando um dos machos de Brasília for levado a uma nova morada. Por isso, ainda não há uma data definida para a mudança.
“O Cenap faz essa triagem de todas onças pintadas que tem no país e através do sistema deles, eles vão vendo a possibilidade de interação aí. Ela só será levada ao zoológico de Brasília quando eles destinarem a onça deles para outro zoológico, porque funciona assim, saindo uma, tem que entrar outra”, explica.
Maiara e Maraisa foram apresentadas no Parque Chico Mendes após serem resgatadas sem condições de serem reinseridas na natureza após a morte da mãe, em Sena Madureira, no interior do Acre.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.