Professora de natação de 67 anos morre após entrar no mar no litoral de SP


Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Bertioga (SP), mas não resistiu e morreu no local. Idosa morreu após se afogar na Praia da Riviera, em Bertioga (SP)
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Uma professora de natação, de 67 anos, morreu após entrar no mar em Bertioga, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, Lúcia Aparecida Baptista era de Guaxupé (MG) e teria sofrido um afogamento secundário, ou seja, passado por algum problema de saúde nas águas. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o caso aconteceu na Praia da Riviera, por volta de 9h40 de quinta-feira (9). A vítima foi retirada do mar por surfistas e atendida pelos guarda-vidas de uma empresa particular da cidade.
Ainda segundo o GBMar, a equipe fez o primeiro atendimento à idosa e a transportou até o Hospital Municipal de Bertioga. A mulher não resistiu e morreu na unidade de saúde.
De acordo com a corporação, o marido da vítima afirmou às autoridades que ela estava com a água na altura do joelho quando o caso aconteceu. Ele também relatou que a companheira sabia nadar, uma vez que era professora de natação.
Socorro
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que a paciente foi encaminhada à unidade pelos bombeiros já em parada cardiorrespiratória, recebendo atendimento da equipe multidisciplinar.
Apesar das manobras para tentar ressuscitá-la, a morte foi constatada no local. A prefeitura não deu detalhes sobre a causa oficial do óbito.
Afogamento secundário
Segundo a capitão Karoline Magalhães, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que não atendeu a ocorrência, o afogamento secundário acontece quando uma vítima tem algum tipo de mal súbito e desmaia.
“Ela [vítima hipotética] não se colocou numa situação de risco para se afogar, uma corrente de retorno. Então, ela teve um mal súbito antes, teve um problema do coração, um desmaio, uma crise de epilepsia. E, aí, ela cai na água”, explicou Karoline, sobre casos gerais.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Bookmark the permalink.