Equipamento de pulverização deve receber manutenção regular pelo produtor


Produtor deve ficar atento para garantir eficiência e evitar custos adicionais Produtores devem ficar atentos ao funcionamento e manutenção dos equipamentos, como drones
Acervo GM Drones
Equipamento pronto para entrar em campo a qualquer momento de necessidade deve ser parte da rotina de produtores que investem na fruticultura do Vale do São Francisco quando o assunto é tecnologias de aplicação. Segundo especialistas, esse é um grande desafio para os produtores, que investem em bons equipamentos, mas nem sempre ficam atentos à regularidade da manutenção. E ela é fundamental para garantir eficiência nas pulverizações.
Segundo o consultor em Pulverização de Agroinsumos Júnior Gouveia, essa manutenção regular, que garante um bom funcionamento dos equipamentos, representa economia financeira para o produtor, mas também redução na agressão ao meio ambiente e mais segurança para o trabalhador. Ou seja, benefício para todos os envolvidos!
Valor agregado
A rotina de manutenção gera valor agregado à cultura, já que garante aplicação precisa, de acordo com o planejamento baseado nas necessidades da planta, nas condições climáticas e no monitoramento de pragas. Afinal, a aplicação incorreta por equipamento mal calibrado gera perdas desnecessárias de produto.
Júnior explica que os equipamentos disponíveis no mercado atualmente evoluíram muito. Eles, inclusive, se adequam melhor ao uso crescente de produtos biológicos, que exigem atenção especial. Isso porque seu manejo é diferente do que tradicionalmente é feito com os produtos químicos, que estão há mais tempo no mercado. Para que essa funcionalidade seja efetiva, no entanto, o produtor deve estar atento à correta calibragem dos seus equipamentos.
Tecnologia e agilidade
Quem concorda com Júnior é o especialista Arthur Grimaldi, que trabalha com o uso de drones na aplicação de produtos agrícolas no Vale do São Francisco. Segundo ele, mesmo um equipamento de ponta exige atenção para estar sempre pronto para entrar em ação. No caso de o monitoramento de área detectar presença de alguma praga, como a mosca-da-fruta, por exemplo, o produtor precisa ter condições de agir rápido para aplicar o produto exato o mais rápido possível. Se o drone estiver preparado, ele consegue chegar à área infectada em menos de um minuto. A falta de manutenção, portanto, atrasa a ação.
Produtos potencializados
A eficiência do trabalho dos equipamentos de aplicação tem repercussão direta no resultado do uso das tecnologias oferecidas ao produtor pela Seiva do Vale. Eles ajudam a explorar o potencial máximo dos produtos que são indicados pela equipe de Assistência Técnica da empresa. A combinação de produtos com tecnologia de ponta com a aplicação exata garantida pelos drones oferece ao produtor um resultado assertivo.
Bookmark the permalink.