Com chuva forte do Nordeste ao Sul, Brasil entra em alerta

Governo Federal entra em estado de alerta por chuvas fortes na maior parte do Brasil durante este final de semanaRafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Governo Federal anunciou que acompanhará municípios com registro de chuvas, como enchentes, alagamentos, deslizamentos e problemas com a infraestrutura. A Defesa Civil Nacional entrou em sistema de prontidão laranja a mando do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

“O Governo Federal monitora e promove uma aproximação entre todos os ministros e estados e municípios atingidos por chuvas e enchentes, provocando mortes e danos no patrimônio. Estamos mobilizados para, além de reconhecer sumariamente situação de emergência ou de calamidade quando for necessário, apoiar nos planos de ajuda humanitária”, afirmou Waldez Góes, ministro do MIDR.

Previsão de chuva no país

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam, para os próximos dias, previsão de chuvas persistentes em quase todo o país.

O nível de água pode ultrapassar 80 milímetros em estados do Centro-Oeste, norte de Minas, Tocantins, sul do Pará e regiões do centro-oeste do Nordeste, além de áreas do estado de Santa Catarina.

Governo ajuda cidades pós-desastre

Para acionar a Defesa Civil federal, os municípios afetados precisam fazer o reconhecimento de uma situação de emergência ou estado de calamidade pública, além de solicitar ajuda pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). 

A Defesa Civil nacional, então, avalia o pedido, metas e valores solicitados para entender qual ajuda liberar para o município. Existem técnicos em plantão durante as 24 horas do dia para atender aos pedidos. 

O corpo federal atua, agora, em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, áreas fortemente afetadas pelas chuvas recentes. Eles falaram com representantes de diversos municípios para orientações de ajuda. 

Além disso, oito estados estão no radar mais imediato das ações do Governo Federal e estão sendo monitorados:

  • Maranhão
  • Piauí
  • Minas Gerais
  • Bahia
  • São Paulo
  • Espírito Santo
  • Santa Catarina
  • Sergipe.
Bookmark the permalink.