Minas Gerais segue com mais de 600 cidades em alerta por causa das chuvas, veja previsão


O alerta é válido até a manhã deste domingo (2), e prevê chuva que podem ir de 20 até 100 milímetros durante o dia, além de ventos que podem chegar aos 100 km por hora. Céu nublado e chuva em Belo Horizonte
Raquel Freitas/TV Globo
O estado de Minas Gerais segue com mais de 600 municípios em alerta amarelo — com risco de chuva forte — neste sábado (1). Os números são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta é válido até a manhã deste domingo (2), e prevê chuva que podem ir de 20 até 100 milímetros durante o dia, e ventos que podem chegar aos 100 km por hora.
Desde o início do período chuvoso no estado, em setembro de 2024, Minas Gerais registrou 26 mortes em decorrência dos temporais.
Ao todo, são 3.580 pessoas desalojadas e 421 desabrigadas. Os números são do mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (31).
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, a previsão para o fim de semana é tempo instável e chuva forte na maior parte do estado.
“Em função da atuação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS, há previsão de acentuado volume de chuva acentuado nas regiões do Sul, Oeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Zona da Mata. Em BH e Região Metropolitana, o tempo seguirá instável e pode chover moderadamente a forte nos próximos três dias”, diz o boletim da Defesa Civil.
Temporal em BH e Região Metropolitana
A chuva que caiu na Região Metropolitana de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira (29) causou estragos em diversas cidades de Minas, uma delas foi Santa Luzia, que fica na Região Metropolitana da capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu 24 chamados de emergência na cidade.
No bairro Palmital, um carro ficou preso com passageiros, e um homem se arriscou para retirar uma passageira do veículo. Ela precisou sair pela janela e foi carregada (veja vídeo abaixo).
Carro fica preso com passageiros, em Santa Luzia, e homem se arrisca para retirar menina
Um dos pontos mais críticos foi na Avenida Joaquim Rodrigues da Rocha, conhecida como “Avenida do Canal”, no bairro Cristina/Palmital. O córrego que passa pela via transbordou. Em imagens registradas por moradores, é possível ver o grande volume de água e a enxurrada, que chegou a arrastar carros.
A chuva forte também causou transtornos e estragos na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (29).
Vídeos registrados no local, no bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, mostram que uma janela se soltou e “voou” durante o temporal, em uma sala do 12º andar, no Prédio Minas. No mesmo andar, houve vazamento de água dentro de um escritório, onde servidores trabalhavam (veja abaixo).
As imagens ainda mostram alagamento no estacionamento do prédio, além de danos na estrutura. Segundo servidores, os elevadores também apresentaram problemas.
“Está cada dia pior. Estamos presos e sem saber se confiamos em descer de elevador”, disse uma funcionária.
Janela se solta e ‘voa’ na Cidade Administrativa, em BH
LEIA TAMBÉM:
‘Desespero da criança fez meu coração falar mais alto’, diz homem que salvou mãe e filha durante temporal
Chuva causa estragos na Cidade Administrativa, sede do governo de MG; vídeos mostram alagamento e janela ‘voando’
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Bookmark the permalink.