Dia de Iemanjá: data é celebrada com Festa das Águas na Praça dos Orixás, no DF


Encontro acontece neste sábado (1º) e domingo (2). Programação conta com atrações e atividades voltadas para preservação das culturas afro-brasileiras. Praça dos Orixás festeja Dia de Iemanjá nesta quinta-feira (2), em Brasília
Webert da Cruz
O Dia de Iemanjá é comemorado neste domingo (2). No Distrito Federal, a data é celebrada com a Festa das Águas, na Praça do Orixás, que acontece neste fim de semana, com uma programação repleta de muita música, artesanato, culinária e fé.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
Neste sábado (1º), os trabalhos são abertos às 16h, com as Feiras de Artesanato Tradicional e de Gastronomia Afro. No mesmo horário, sob a condução de Mãe Vilcilene Ty Jagun, o Espaço Erê recebe a vivência Sabedoria dos Contos Africanos e Ameríndios – Contação de Histórias para Crianças.
No local também acontece o Entardecer dos Ojás, que é proporciona um momento simbólico de conexão com o sagrado. As árvores da Praça dos Orixás são adornadas com ojás brancos, reafirmando a resistência e a força das tradições afro-brasileiras, é a feito o banho de cheiro e a defumação, criando um ambiente de renovação e celebração.
A programação musical da festa fica por conta das Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca, da Banda Patacori. dos grupos Zenga Baque Angola, Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante, Baque Dandalunda, Tambores do Amanhecer, Baque Mulher e Baque do Verde. E para encerrar a primeira noite, tem Samba da Tia Zélia, Letícia Fialho e DJ Onli.
No domingo, as feiras e espaços seguem com mesmos horários de sábado. A programação também começa às 16h, com o Toque Sagrado para Iemanjá e Oxum, conduzido pelo Coletivo das Yás do DF e Entorno.
À noite o palco é de Fernanda Jacob e Ane Êoketu, Orquestra Alada Trovão da Mata e 7naRoda com Mariana Aydar, e DJ Flávia Aguiar, durante os intervalos.
Praça dos Orixás festeja Dia de Iemanjá nesta quinta-feira (2), em Brasília
Webert da Cruz
Cultura e resistência
Iemanjá é uma orixá que faz parte das religiões de matriz africana no Brasil — como o candomblé e a umbanda —, além de ser originalmente ligada à religiosidade dos iorubás, povo que habitava a África Ocidental, nos territórios atuais de Togo e Nigéria. Era a divindade dos rios e da fertilidade.
O culto a Iemanjá foi trazido ao Brasil durante o período colonial por meio do tráfico de africanos escravizados. O sincretismo religioso contribuiu para a fixação desse culto, e, atualmente, Iemanjá é um dos orixás mais populares das religiões de matriz africana brasileiras.
A Praça dos Orixás e a Festa de Iemanjá são inscritas nos patrimônios material e imaterial do Distrito Federal. Esses dois bens são símbolos de memória, luta e preservação das culturas afro-brasileiras e representam o encontro das tradições ancestrais com a contemporaneidade, conectando gerações e comunidades ao que há de mais profundo no sagrado.
Festa das Águas na Praça dos Orixás
🗓️ Quando: sábado (1º) e domingo (2)
⏰ Horário: a partir das 16h
📍Local: Praça dos Orixás, Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2
🎫 Entrada gratuita
Veja o que fazer em Brasília no g1 DF.
Bookmark the permalink.