Ocupação de leitos de UTI atinge 95% de ocupação em MT e família aciona Justiça: ‘minha mãe poderia estar viva’


Em janeiro, a Central Estadual de Regulação de Mato Grosso registrou mais de 1,2 mil pedidos de internação em UTIs, com ocupação de quase 100% dos 590 leitos existentes. , Mato Grosso possui 590 leitos de UTI, sendo que quase 100% estão ocupados
Secom/MT
A ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está com 95% de lotação em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
O g1 entrou em contato com a SES para entender o motivo pelo qual 5% das UTIs não estão sendo utilizadas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Devido ao alto número ocupacional, diversas famílias do estado denunciaram o sofrimento com a falta de leitos. Um exemplo disso é o aposentado Valdemar Klein, que entrou com uma decisão judicial após a mãe, Luiza Klein, de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, morrer poucas horas depois de chegar em Cuiabá.
“Se minha mãe estivesse em um leito de UTI, não sabemos a vontade de Deus, mas hoje ela poderia estar viva. Não sei nem o que falar, porque acho que o cidadão precisa de um leito de UTI com a máxima urgência, quando está precisando. Não podia deixar acontecer uma coisa dessas. Um ou dois dias, nós até relevamos, mas nove dias já passou de brincadeira. Isso é uma vergonha para o estado”, pontuou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Marcos Martins de Lima, de 34 anos, foi mais uma das vítimas da falta de leitos no estado. Ele morreu no último dia 23, antes de conseguir ser transferido para a Santa Casa, em Cuiabá. À TV Centro América, o pai dele, Mário Gonçalves, disse que a família lutou vários dias para conseguir uma vaga na UTI, antes de ele morrer.
“Acho que faltou um pouco de empenho dos médicos. Não sei o que aconteceu, mas se passaram 10 dias ou mais e nós ficamos naquela agonia, sem ter como fazer nada, já que não temos recursos e UTI é caro. É bem difícil, a gente vai se segurando, mas não é fácil”, disse.
De acordo com os dados da SES, somente em janeiro deste ano, a Central Estadual de Regulação recebeu mais de 1,2 mil pedidos de internação em UTIs. Atualmente, Mato Grosso possui 590 leitos de UTI, sendo que quase 100% estão ocupados. O levantamento ainda mostrou que, no ano passado, foram registrados uma média de 18 mil pedidos de internação.
Bookmark the permalink.