Veja quanto exercício físico você precisa fazer para controlar sua pressão arterial

Que praticar exercício físico é bom para a saúde, todo mundo já sabe. Mas uma das dúvidas mais frequentes é: quanto? Um estudo conseguiu identificar a quantidade ideal de atividade física que o corpo precisa para evitar a pressão alta.

Exercício físico

Você pode diminuir o risco de hipertensão ao praticar exercício físico na quantia certa – Foto: Freepik/ND

Quanto exercício físico você precisa fazer?

O estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine e conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, examinou como o exercício físico pode ajudar a controlar a pressão arterial e prevenir a hipertensão, especialmente à medida que a pessoa envelhece, com foco na manutenção de níveis elevados de exercício durante a juventude.

Segundo os pesquisadores, quanto maiores os níveis de exercício físico na juventude, menores os riscos de hipertensão na meia-idade. O estudo sugere que realizar cinco horas de exercício moderado por semana na juventude diminui consideravelmente o risco de hipertensão, especialmente se a pessoa mantiver essa rotina até os 60 anos.

Mulher praticando exercício físico

A pesquisa revelou que a juventude é uma fase crucial para desenvolver hábitos saudáveis que podem impactar a saúde na meia-idade – Foto: Freepik/ND

Em partes do estudo, foi identificado que, entre os 18 e os 40 anos, a prática de atividade física diminui, e com isso, as chances de hipertensão aumentam.

Porém, homens e mulheres negros apresentam taxas mais altas de hipertensão em comparação com brancos, com os níveis de atividade física diminuindo mais rapidamente entre os negros.

Mulher praticando exercício físico

A prática regular de exercícios físicos é um dos melhores aliados para manter a pressão arterial sob controle e prevenir doenças cardiovasculares – Foto: Canva/Divulgação/ND

O ideal, sugerido pelo estudo, é aumentar as práticas de exercício físico  entre os jovens adultos para prevenir uma série de doenças que surgem com o avanço da idade.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Bookmark the permalink.