Mulheres na ciência: projeto investiga baixa participação feminina em áreas de tecnologia


Nesta terça-feira (11) é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela ONU para conscientizar sobre a importância da igualdade de gênero na ciência. Projeto é realizado pela Fatec de Jaú (SP). Mulheres na ciência: projeto da Fatec de Jaú investiga baixa participação feminina em áreas de tecnologia
Arquivo pessoal
Um projeto da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Jaú, no interior de São Paulo, busca entender e combater os fatores que levam à baixa participação feminina nos cursos superiores de tecnologia.
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Nesta terça-feira (11) é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a importância da igualdade de gênero na ciência (saiba mais no final da reportagem).
Coordenado pela professora doutora Aparecida Maria Zen Lopes, o projeto de pesquisa “Mulheres em Tecnologia: um estudo para estimular e desenvolver competências em STEM nas diversas etapas do ensino” surgiu após a constatação, dentro das Fatecs do estado, da baixa adesão feminina a cursos da área de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática).
“Esse é um tema que me interessa desde o doutorado. Percebi que, nos cursos da Fatec, as mulheres representam, no máximo, 30% dos alunos. Como todos os nossos cursos são voltados a tecnologia, o próprio nome pode criar uma barreira”, explica Aparecida.
Segundo a professora, essa barreira está enraizada na cultura brasileira e leva muitas mulheres a não considerarem a área como opção.
“Uma das principais dificuldades relatadas é o preconceito. Muitas mulheres se sentem oprimidas pelos colegas homens e têm receio de não se destacar ou de não pertencer a esse mercado”, afirma.
Outro fator é o impacto da cultura desde a infância. “Meninas são incentivadas a brincar de casinha, enquanto meninos são expostos a jogos eletrônicos e brinquedos ligados a tecnologia. Esse condicionamento influencia diretamente as escolhas profissionais”, completa.
🔬🧬 Pesquisa e grupo de apoio
A pesquisa foi dividida em três etapas e deve ser concluída até 2026. Em 2024, o foco foi o ensino superior, com análise da Fatec. Em 2025, será a vez do ensino médio, e, em 2026, o estudo será ampliado para o ensino fundamental.
“No primeiro ano, investigamos a realidade dentro da Fatec, conversando com alunas e analisando a participação feminina. Agora, queremos expandir o estudo para estudantes da rede pública e incentivar esse interesse desde cedo”, explica a professora.
Projeto da Fatec de Jaú investiga baixa participação feminina em áreas de tecnologia
Arquivo pessoal
Em entrevista ao g1, Aparecida contou que, durante sua formação em ciência da computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os cursos de tecnologia eram bem equilibrados entre homens e mulheres. No entanto, ao longo dos anos, essa proporção mudou.
“Quando me formei, em 1986, minha turma era metade homens, metade mulheres. Hoje, na mesma universidade, há muito mais homens na computação”, diz.
Além da pesquisa, Aparecida coordena um grupo de apoio para mulheres na ciência na Fatec de Jaú. O Girls in STEM conta com 17 mulheres e três homens, que se reúnem para discutir desafios e apoiar estudantes interessadas na área. O grupo mantém um site com materiais e atividades do projeto.
“Meu objetivo é capacitar essas meninas, apresentá-las ao mundo da tecnologia e da programação. Se conseguirmos despertar esse interesse desde cedo, poderemos aumentar a presença feminina nessas áreas no futuro”, afirma Aparecida.
A professora também destaca os desafios que muitas mulheres enfrentam fora da academia, o que impacta sua permanência nos estudos e na carreira científica.
“Senti essa diferença na minha trajetória. Além da atuação profissional, precisei lidar com a casa e a maternidade. Trabalhei, cuidei dos filhos e, depois de anos no mercado, voltei para a vida acadêmica, fiz mestrado e doutorado. Foi um grande desafio conciliar tudo”, conclui.
Projeto da Fatec de Jaú investiga baixa participação feminina em áreas de tecnologia
Arquivo pessoal
⚗️🌎 Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015.
Implementado pela Unesco e pela ONU-Mulheres, em parceria com instituições e organizações da sociedade civil, o dia tem o objetivo de promover o acesso pleno e igualitário de mulheres e meninas à ciência, reconhecendo sua contribuição essencial para o desenvolvimento e a paz.
Diante dos desafios globais da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, como a melhoria da saúde e o combate às mudanças climáticas, a ONU coloca a diversidade na pesquisa científica como fundamental para ampliar talentos, perspectivas e criatividade.
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Science in HD/Unsplash
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