Por que você não pode se esconder quando cães sentem ‘cheiro do medo’

Você já deve ter ouvido a crença popular de que “cães sentem cheiro do medo“. Porém, segundo a ciência, o olfato é aguçado ao ponto de torná-la verdadeira. Pesquisadores explicam por que é difícil a emoção passar despercebida pelo animal.

A imagem mostra um cão

Pesquisa revelou como cachorros sentem cheiro do medo – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Como cães sentem cheiro do medo

O estudo sobre o olfato canino foi feito com cães da raça golden retriever e publicado no periódico Animal Cognition. Junto com o animal, mais três pessoas eram posicionadas: o tutor, um desconhecido e alguém com medo de cachorros.

Por meio de indicadores de estresse e frequência cardíaca em cachorros, além do comportamento visual, foi possível perceber padrões de comportamento diferentes no animal.

Naturalmente, eles se sentiam mais calmos e felizes ao se aproximar do tutor. Porém, ao ficar próximo da pessoa com medo, os cães exibiram um comportamento mais estressante.

A análise das informações da pesquisa concluiu que a comunicação emocional entre humanos e cães pode acontecer involuntariamente por meio de odores corporais, que liberam sinais químicos.

Por isso, por mais que você tente esconder emoções de um cachorro, é pouco provável que ele não perceba por meio do olfato.

O que a descoberta significa para a ciência

Segundo os pesquisadores, essa habilidade canina pode ser útil durante o treinamento de cães de apoio emocional ou de serviço.

Isso porque, já que cães sentem cheiro do medo, eles podem ser treinados para lidar com situações que envolvam estresse ou ansiedade em humanos, prevenindo crises emocionais e físicas.

A imagem mostra um idoso e um cão

Pets podem ser treinados para lidar com situações que envolvam estresse ou ansiedade – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Bookmark the permalink.