SC aposta em ‘barco voador’ para desafogar BR-101 nos litorais

O Governo de Santa Catarina busca uma alternativa ousada para desafogar a BR-101 nos litorais do Estado, em especial a região de Balneário Camboriú e grande Litoral Norte, onde as filas são quilométricas durante a temporada de verão. A alternativa é um “barco voador”, que pode chegar a 300km/h.

Fora do Brasil, companhias aéreas estão de olho no planador como alternativa para conectar modais de transporte e melhorar a oferta de origens e destinos. Em Santa Catarina, a Zurich Airports já é parceira do grupo de trabalho que o Governo do Estado está criando dentro desta parceria.

imagem mostra "barco voador" sobre águas

“Barco Voador” é aposta de Jorginho Mello para desafogar BR-101 – Foto: Regent/Reprodução

Através da secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI SC), o governo aposta na iniciativa Seaglider Brasil, de mobilidade de alta velocidade e zero emissão de poluentes e será apresentada a representantes do governo, empresários e sociedade civil no próximo dia 18 de março.

O governador Jorginho Mello assinou um Memorando de Entendimento com a Regent, empresa que fabrica este equipamento, para desenvolver tanto o novo modal de transporte em Santa Catarina como para transformar o estado em um polo de inovação em mobilidade elétrica.

Parte barco voador, parte avião barco, o Seaglider tem o objetivo de transformar o transporte costeiro. O planador do mar tem capacidade para até 12 pessoas e uma potência poderosa, capaz de alcançar até 300 km/h. O modelo ainda é elétrico, com bateria que permite autonomia de até 300 km.

imagem mostra Barco voador sobre água do mar

“Barco voador” tem capacidade para 12 pessoas, é elétrico e pode chegar a 300km/h – Foto: Regent/Reprodução

A tecnologia norte-americana já é utilizada no Havaí, onde as passagens, em fase de teste, custam cerca de US$ 30 para voos só de ida entre O’ahu e Maui ou Kaua’i, com operação da Mokulele Airlines, o que na conversão atual seria R$ 173,60.

O protótipo Viceroy Seaglider para 12 passageiros, com 55 pés de comprimento e 65 pés de envergadura, é a maior máquina voadora totalmente elétrica de todos os tempos e representa um novo modo de transporte.

Como funciona o barco voador que Jorginho que trazer para SC?

A embarcação de alta velocidade opera exclusivamente sobre a água em três modos — flutuando no casco, deslizando acima das ondas em hidrofólios e voando em efeito solo numa envergadura da superfície da água.

imagem mostra operação para colocar barco voador na água

Santa Catarina será o primeiro Estado brasileiro a contar com tecnologia – Foto: Regent/Reprodução

Ao contrário dos hidroaviões, aerobarcos e hovercrafts, que utilizam um “colchão de ar” para se deslocar, os Seagliders possuem asas semelhantes às de um avião e motores potentes para decolar a baixas altitudes. Esse barco voador, com aparência de aeronave, se mantém entre 9 e 18 metros acima da água, permitindo um voo ágil e em alta velocidade.

O modelo “Viceroy Seaglider”, por exemplo, pode transportar até 12 passageiros e dois tripulantes, com suporte para até 1,6 mil kg de carga. O flutuador tem potência para voar por pelo menos 300 km, a uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h.

De acordo com a empresa, os números atuais de autonomia são baseados na tecnologia atual de baterias, mas conforme a tecnologia avança, os modelos podem ultrapassar esses números.

O primeiro voo em um protótipo de um quarto do tamanho original foi em setembro de 2022. Em abril de 2023, foi exibida uma maquete em escala real do Viceroy Seaglider, com cerca de 20 metros de envergadura. Ainda segundo a empresa, o modelo poderá ser ampliado para versões com até 150 lugares no futuro.

O Governo do Estado lidera o movimento que reúne setor privado, Instituições de Ensino Superior (IES) e a comunidade, a fim de implantar um novo modal de transporte de conexão rápida com cidades costeiras e ribeirinhas do país. A alternativa enfrenta os desafios em mobilidade e dá início à realização de um futuro mais sustentável.

Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a abraçar os Seagliders, para transformar a rede de transporte fluvial e marítimo, formando um ecossistema com inovação, eficiência e confiabilidade para passageiros e cargas.

Mercado global

A alta demanda do mercado resultou na construção de uma carteira de pedidos global da Regent no valor de mais de US$ 9 bilhões em seis continentes, bem como no desenvolvimento de parcerias entre escritórios governamentais, empresas e grupos comunitários em regiões costeiras ao redor do mundo para facilitar a entrada no mercado.

A Regent segue avançando na missão de uso duplo com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, continuando a parceria no desenvolvimento de capacidades avançadas de defesa marítima, logística e busca e salvamento do planador.

Bookmark the permalink.