Mais de 40 contas bancárias e artigos de luxo: operação prende suspeitos de estelionato virtual no AC


Operação ‘Lord Agro’ apresentou os resultados das investigações nesta segunda-feira (7) em Rio Branco. Grupo criminoso fazia vítimas de outros estados e a maioria dos bens não ficava registrada nos nomes dos investigados. Operação ‘Lord Agro’ prendeu cinco suspeitos de envolvimento com estelionato virtual no Acre
Asscom/Polícia Civil
A Polícia Civil apresentou, nesta segunda-feira (7), os resultados da operação “Lord Agro”, que investigou a atuação de grupos envolvidos em estelionato eletrônico. A ação, coordenada pelo Departamento de Polícia de Rio Branco e interior do Acre, além da polícia do Maranhão, resultou em cinco prisões na capital até esta segunda.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, que divulgou o balanço em uma entrevista coletiva, foram apreendidos um carro, uma moto, joias e aparelhos eletrônicos. Inclusive, durante as investigações, descobriu que alguns dos suspeitos mantinham mais de 40 contas bancárias para realizar as transferências fraudulentas.
A operação foi batizada de “Lord Agro” em referência a um dos segmentos atingidos pelos golpes, o setor agropecuário, e ao perfil de luxo mantido pelos envolvidos por meio das fraudes. As vítimas são de outros estados, mas a quadrilha é do Acre.
Ainda de acordo com a polícia, o processo investigativo durou seis meses e apontou um esquema complexo de fraudes cometidas por meio digital. O delegado Roberth Alencar, um dos responsáveis pela operação, disse que a organização criminosa também tinha contadores que faziam a movimentação dos valores obtidos por meio das fraudes.
“Tem também toda a estruturação no sentido de transformar esses valores em bens. O principal investigado líder da quadrilha que foi desarticulada hoje [7] pela operação Lord Agro, ele mantinha, além de estabelecimentos comerciais, a distribuição dos valores, organizando festas, eventos, comprando propriedades rurais, haja vista a grande quantia de valores que foram arrecadados nos golpes nos últimos dois anos”, frisou.
Lord Agro: operação apreende celulares e artigos de luxo em Rio Branco
Vitória Guimarães/Rede Amazônica
Ainda segundo o delegado, a maioria dos bens não ficava registrada nos nomes dos investigados, já que eles tentam ocultar a identidade.
“Ainda vai ser feito esse trabalho para verificar as quantias que foram depositadas. Essa quadrilha também tinha uma reestruturação que utilizava outras pessoas que apenas cediam a conta em contrapartida ao valor, então é importante também alertar a população que não empreste as contas bancárias […] porque acaba sendo indiciado e processado pelo crime de estelionato e até mesmo de associação criminosa”, complementou.
A Polícia Civil afirma que a operação deve ter novos desdobramentos nos próximos dias. A meta, segundo o órgão, é localizar mais participantes do esquema e recuperar os bens obtidos com os golpes.
Moto também foi apreendida durante a operação Lord Agro, no Acre
Seronilson Marinheiro/Rede Amazônica
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.