Registro raro: chuva forma cachoeiras em paredões de Chapada dos Guimarães (MT); vídeo


Fenômeno é difícil de ser presenciado por durar só até o escoamento da água que o solo e a rocha não conseguem absorver. Chuva forma cachoeiras em paredões de Chapada dos Guimarães, em MT
🏞 Cachoeiras se formaram nos paredões do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, após as chuvas que atingiram a região nessa terça-feira (22). O engenheiro ambiental e servidor da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) Otávio Rodrigues Mendes registrou o momento raro enquanto passava pelo local (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Ao g1, ele afirmou nunca ter presenciado esse fenômeno e ficou maravilhado com a imagem.
“É um momento único! Parecia um sistema de cachoeiras naturais, e não um evento isolado. O cenário cênico formado acaba sendo mais especial porque poucos, infelizmente, tem a oportunidade de presenciar”, declarou.
Há 1 ano, o fenômeno ocorreu no mesmo local. Cerca de 10 cachoeiras se formaram devido às chuvas. Segundo o geólogo Caiubi Kuhn, essa formação ocorre por causa do volume elevado de chuvas na região, com isso, o solo e a rocha dos paredões não conseguem absorver a água, que escorre pela superfície e, quando chega na região de escarpa, forma as cachoeiras.
“Essas ‘cachoeiras’ só existem nesses momentos. Acabou a água, acabou as cachoeiras. Por isso que esse registro é tão especial”, explicou.
Chuva forma cachoeiras em paredões de Chapada dos Guimarães, em MT
Reprodução
Bookmark the permalink.