Mulher internada em hospital psiquiátrico do DF é encontrada morta em banheiro


Paciente tinha 52 anos. Ela morreu na madrugada de terça-feira (22). Paciente psiquiátrica morreu no Hospital São Vicente de Paulo, em Taguatinga.
TV Globo/Reprodução
Uma mulher, de 52 anos, internada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga, no Distrito Federal, foi encontrada morta em um dos banheiros da unidade, com indícios de parada cardíaca. A paciente psiquiátrica, identificada como Eva de Oliveira, morreu na madrugada de terça-feira (22), e o corpo foi descoberto por um outro paciente do hospital público.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Eva de Oliveira, que nasceu em Riacho de Santana, na Bahia, deu entrada no hospital na sexta-feira (18). À TV Globo, a irmã da paciente contou que Eva foi internada para ajustar os remédios para esquizofrenia, e que ela foi encontrada machucada.
A Secretaria de Saúde disse, em nota, que a causa da morte está sendo investigada (veja nota completa abaixo).
O corpo de Eva foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para passar por exames periciais. A 12ª Delegacia de Polícia, de Taguatinga, investiga o caso.
O enterro de Eva de Oliveira é nesta quinta-feira (24), às 10h, no Campo da Esperança, na Asa Sul.
Segunda morte em menos de quatro meses
Vistoria encontra irregularidades no Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, em Taguatinga
A morte de Eva de Oliveira foi a segunda em menos de quatro meses. Em dezembro de 2024, uma paciente chamada Raquel Franca de Andrade, de 24 anos, também morreu no Hospital São Vicente de Paulo.
O Distrito Federal tem 83 leitos psiquiátricos em funcionamento no HSVP. No entanto, uma lei distrital publicada há quase 30 anos determina o fim desse tipo de leitos em Brasília.
O HSVP também contraria um protocolo nacional de 2001, que prevê a extinção progressiva dos leitos para internação de longa permanência em hospitais psiquiátricos.
Em 2018, um relatório produzido pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, revelava más condições da estrutura do HSVP, além de tratamento desumano dado aos pacientes.
O que diz a Secretaria de Saúde
“A Secretaria de Saúde informa que paciente em questão foi a óbito no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no dia 22/04/2025. O falecimento foi constatado pela equipe após tentativas de reanimação, realizadas conforme o protocolo de Suporte Avançado de Vida, com a aplicação de todas as manobras e atendimentos necessários pela equipe médica e de enfermagem. A causa da morte está sendo investigada.”
LEIA TAMBÉM:
ANTES E DEPOIS: veja estragos causados pela chuva em Ceilândia e no Sol Nascente
VÍDEO: homem é esfaqueado durante assalto no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Bookmark the permalink.