Teto de espaço da UFPI é arrancado durante chuva em Teresina; capital teve princípio de incêndio, ruas alagadas e queda de árvores


Outros incidentes aconteceram na Uespi, onde o forro de uma sala cedeu parcialmente devido a uma infiltração, e na Adufpi, que registrou um princípio de incêndio. Parte do teto do Espaço Rosa dos Ventos desabou ontem com a forte chuva
Parte do teto do Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, foi arrancada durante a forte chuva que atingiu a capital na noite de quarta-feira (23). Além disso, o fenômeno causou alagamentos, um princípio de incêndio, ruas alagadas e queda de árvores.
O espaço fica ao lado do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca Comunitária e abriga o Cine Teatro. Frequentemente, eventos como concertos de ópera, feiras de artesanato e o Salão do Livro do Piauí (Salipi) ocorrem no local. Procurada, a UFPI ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Teto de espaço da UFPI é arrancado após forte chuva em Teresina
Raví Marques/TV Clube
Forro cedeu na Uespi
Outro incidente relacionado à chuva aconteceu no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em que o forro de uma sala de aula cedeu parcialmente.
O momento em que a água da chuva cai dentro da sala foi gravado por alunos do curso de psicologia da instituição (veja acima).
A abertura na qual o projetor de vídeo é acoplado ao forro também apresentou uma infiltração e derramou água. Os alunos estavam fora da sala quando o teto cedeu.
Forro de teto de sala da Uespi cede após forte chuva em Teresina
Reprodução/Redes Sociais
Em nota (leia completa ao fim da reportagem), a Uespi informou que o volume de água da chuva “superou a vazão natural das calhas de drenagem, ocasionando pontos de alagamento e infiltrações nas edificações”.
“Diante da situação, a Pró-Reitoria de Administração (Prad) já mobilizou equipes para a realização de reparos emergenciais, que terão início na manhã desta quinta-feira (24)”, afirmou a universidade.
Princípio de incêndio na Adufpi
A chuva e os raios que atingiram Teresina na quarta também provocaram um princípio de incêndio na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), na Zona Leste da capital.
De acordo com a Adufpi, o fogo foi rapidamente percebido pelos funcionários do sindicato, que acionaram uma equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI).
“O foco do incêndio foi contido sem que houvesse feridos, embora ainda seja necessário avaliar os danos estruturais”, declarou a associação em nota (confira ao fim da reportagem).
Ainda conforme a Adufpi, as causas do incidente serão investigadas. A sede administrativa do sindicato ficará fechada nos próximos dias para a avaliação do prejuízo e os reparos necessários.
Princípio de incêndio atinge sede da Adufpi, na Zona Leste de Teresina
Reprodução/Redes Sociais
Transtornos na capital
A água da chuva também invadiu comércios e alagou ruas no bairro Mocambinho, Zona Norte de Teresina. As ruas Arlindo Nogueira e Quintino Bocaiúva também foram cobertas pela enxurrada.
O tronco de uma árvore caída bloqueou parcialmente a Avenida João XXIII, onde os semáforos ficaram inoperantes. Os sinais também deixaram de funcionar nas avenidas Frei Serafim e Marechal Castelo Branco, congestionando no trânsito.
Os moradores dos bairros Cabral e Porenquanto relataram ainda ter ficado sem energia elétrica por várias horas devido a falhas causadas no sistema de energia pela chuva.
Confira as notas da Uespi e Adufpi:
Uespi
O volume de água da chuva superou a vazão natural das calhas de drenagem, ocasionando pontos de alagamento e infiltrações nas edificações. Diante da situação, a Pró-Reitoria de Administração (PRAD) já mobilizou equipes para a realização de reparos emergenciais, que terão início na manhã desta quinta-feira (24).
A UESPI segue monitorando os impactos e reforça seu compromisso com a segurança da comunidade universitária e a preservação do patrimônio público. Novas informações serão divulgadas pelos canais oficiais da instituição.
Adufpi
No início da noite desta quarta-feira, 23 de abril de 2025, devido a fortes chuvas e raios, um princípio de incêndio foi registrado na sede da ADUFPI, em Teresina. A ocorrência foi rapidamente detectada por funcionários do sindicato, que agiram com agilidade ao acionar o Corpo de Bombeiros.
O foco do incêndio foi contido sem que houvesse feridos, embora ainda seja necessário avaliar os danos estruturais. A direção da ADUFPI já está tomando as providências necessárias para apurar as causas do incidente e garantir a segurança de todos que frequentam o local, bem como para reparar os danos tanto na estrutura da sede quanto em relação à recuperação dos dados do sistema do sindicato.
Em razão dos acontecimentos, será necessário manter a sede administrativa fechada nos próximos dias. Pedimos a colaboração e o entendimento de nossos associados neste momento delicado. O sindicato continua acompanhando a situação com atenção, mantendo o compromisso com o bem-estar de toda a equipe e com a continuidade do trabalho em defesa da categoria docente. Assim que tivermos uma avaliação completa dos danos e do tempo necessário para os reparos, novas informações serão enviadas aos nossos associados.
Toda a diretoria da ADUFPI agradece o apoio que estamos recebendo de nossos funcionários e da comunidade em geral, e reafirma o compromisso de seguir firme, diante das adversidades, na defesa de nossa categoria e de nossa sede.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Bookmark the permalink.